12/10/2014

Papo Cultura: sou mulher, sou homem, sou humano

Hoje começa uma nova saga de posts em parceria com o Estante do Refúgio. Eu e a Amanda conversamos e resolvemos criar uma série de textos em que falaremos sobre questões ligadas a cultura, globalização, integração e etc. Funcionará da seguinte maneira: uma vez por mês irá ao ar em nossos respectivos blogs posts sobre os mais diversos temas - traremos o mesmo assunto, mas em pontos de vista diferentes. No post de hoje, falarei um pouco sobre o sexismo. 

No dicionário, sexismo é definido como "formas de comportamento e ideologias nas quais são atribuídas determinadas disposições e capacidades a indivíduos ou grupos simplesmente por causa do sexo a que pertencem". Ou seja, é o ato de julgar a capacidade uma pessoa por seu gênero sexual. O exemplo mais comum disso é o machismo.

Historicamente falando, o machismo é uma conceito cultural que nos segue há gerações. Basicamente, ele é um conjunto de preceitos opressores adotados por uma sociedade. A ideia geral é de que o homem é superior em vários aspectos, como força e inteligencia. O movimento trata mulheres como dependentes do sexo masculino, taxando-as de sexo frágil. E a partir do momento em que há essa distinção entre gêneros, ele se torna uma peça fundamental do sexismo. Em contrapartida a esse movimento, existe o feminismo

Há quem diz que o machismo e o feminismo se opõem em uma luta de sexos: homens contra mulheres. Não é assim que funciona. Ao contrário do que muitos pensam, o machismo não atinge apenas mulheres, mas homens também. O sistema machista espera que pessoas do sexo masculino façam coisas "de homem", como trabalhar fora, sem passar muito tempo com os filhos. Aposto que quase todo mundo já ouviu a seguinte frase: "Ih, é a mulher dele que trabalha, ele  fica em casa o dia todo. Vagabundo." Com os novos padrões de sociedade, tão aceitável quanto uma mulher trabalhar para sustentar a família, deveria ser um homem cuidar da casa e das crianças. Mas homem na cozinha? Inaceitável! Em um mundo onde mulheres já podem ser presidentes, porque os homens ainda não podem cozinhar sem serem julgados? Isso é um exemplo de que o sexismo atinge a todos, sem distinção de gênero (ironicamente).
Foi aí que, em meados do século XX, surgiu com força o movimento feminista, criado com o objetivo de lutar pelos direitos das mulheres. O feminismo ideal não é sobre mulheres serem melhores do que homens, é sobre igualdade de gênero. O movimento, que inclusive segue os ideais de igualdade, liberdade e fraternidade, vem se aprimorando cada vez mais ao longo dos anos. Há muito tempo ele deixou de ser uma luta das mulheres, e passou a ser uma luta de todos. 

No fim, não são só as mulheres que são oprimidas pelos ideais sexistas, todos sofrem com os preconceitos da sociedade - dependendo do lugar, com mais ou menos intensidade. Na guerra dos sexos não há vencedores, pois os dois lados dependem um do outro para sobreviver (literalmente). A melhor forma de romper as barreiras é assumindo que ambos somos iguais em nossas diferenças e cooperando mutuamente pelo fim dos estereótipos sexistas e por um novo jeito de pensar, em que ninguém é melhor do que ninguém, e onde o respeito prevaleça. Porque afinal, não somos nem homens e nem mulheres, somos apenas humanos.
Fonte das imagens: Google

34 comentários:

  1. adorei esse projeto, e acho mesmo que é preciso para abrir muitos olhos por ai, adorei o post! e o seu blooog!
    http://geoaraujoand.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que legal esse projeto,vejo pouquíssimos blogs tratando desse assunto.Concordo com tudo o que você disse,principalmente na parte onde afirma que o machismo afeta os homens também!

    http://thisismylifeoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei Augusta !

    É como a Juliane disse aí em cima... pouquíssimos Blogs abordam esse tipo de coisa. Vou adorar ler sobre os temas que vocês ainda vão falar ;)

    Bjo e bom Domingo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Sorteios Na Web |

    ResponderExcluir
  4. Bem colocado essa questão. O machismo, sexismo, seja lá o que for, não deveria existir em pleno século XXI onde depois de toda uma história de acontecimentos que se antecederam, hoje a mulher moderna tem mais liberdade que antes, porém, ainda assim vemos muitas desigualdades e preconceitos. Parabéns pelo projeto!

    http://www.elaecrista.com/2014/10/dia-das-criancas.html

    ResponderExcluir
  5. Belo texto!
    Descobri o feminismo ano passado e de cara me identifiquei com o movimento.
    Não sei se "sou mesmo feminista" (eu me considero), mas apoio muiiito o movimento.
    As mulheres que vivem sem o feminismo enxergam o mundo de outra forma.
    Depois que o descobri, minha realidade mudou e percebi o quanto o mundo é machista, racista e homofóbico.
    Beijos <3

    vintageiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu também não acredito qe as pessoas ainda precisem lutar por esses direitos em pleno século 21 acho qe essa sociedade devia está mais evoluida, ao menos nos pensamentos rs
    beijos da Filha do Rei

    ResponderExcluir
  7. Gostei do texto! É muito importante falar do assunto porque ainda que tenhamos vários movimentos sociais voltados e as pessoas estejam aos poucos com a mente aberta, é MUITO COMUM casos em que a mulher tem que abandonar o trabalho porque o marido sente ciúmes, e todo mundo acha normal x.x

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
  8. Acho tão simpático quando vejo um homem ostentando um cartaz defendendo as mulheres, ainda mais hoje em dia que tá virando moda sacanear feministas, ou melhor, a idéia de feminismo, atribuindo a essas mulheres um monte de estereótipos. Texto bacana. :)

    Beijos!
    http://www.baudabijou.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Muito legal esse projeto, super diferente!

    Beijo
    ;)
    www.umalindapromessa.com

    ResponderExcluir
  10. temos sempre que lutar pela igualdade! adorei o projeto!

    www.tofucolorido.blogspot.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  11. oiee
    Ah eu sou completamente feminista... acho q homens e mulheres tem que see tratados iguais mesmo, nao aguento ir em uma festa e ser chamada de muitos nomes, enquanto os homens sao os "bons" ne!?
    
Estou te convidando para curtir a pagina do face do meu blog se gostar :D
    Já te sigo ha um tempo ahahha
    
Em breve abrirei minha loja online de acessórios gypsy entao se puder curtir a pagina no face para ajudar…
    
beijooos Alice Dias

    https://www.facebook.com/blogmyrunningthoughts
    
http://my-runningthoughts.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Uau, que texto maravilhoso! A - d - o - r - e - i

    ResponderExcluir
  13. Oi flor, como vai?
    Adorei ver esse post aqui também, haha!
    Muito legal ver pessoas trabalhando um tema tão polêmico! E concordei com cada frase, cada palavra, TU-DO.
    Acho isso tudo super ridículo, essa coisa de machismo, feminismo, etc. Cara somos HUMANOS. Não pessoas para ser estereótipadas!

    Beijos flor ♥
    http://garota-interior.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Já viu o discurso da Emma Watson em uma assembleia da ONU?
    É incrível e me apresentou o feminismo de uma maneira completamente diferente!
    Beijos, Ana do dia

    ResponderExcluir
  15. Muito bom o texto, eu concordo em grande parte com o feminismo! É uma pena que ele ainda é tão distorcido ao chegar em pessoas com menos informação.

    ResponderExcluir
  16. Nunca tinha visto um blog abordando esse tema, confesso que amei ter passado por aqui e ver um projeto assim. Ameei
    Beijinhos.

    http://cartaspararomeu-ml.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Acho sensacional colocar esse tipo de tema para o debate, porque só assim conseguiremos evoluir, não só como sociedade mas como pessoas. Adorei a postagem!! Beeijoss, Gabi!!

    http://fofocasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Que bacana esse projeto, é bom ver uns post mais cabeças de vez em quando, acho ótimo para aproveitar a refletir!

    ResponderExcluir
  19. Adorei o tema de hj e tds somos iguais dependente de sexo, religião seja oq for neh...
    Bjs
    http://meninadivadamodaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Texto maravilhoso
    Concordo muito com igualdade!
    Beijos Jéssica R. Coelho

    ResponderExcluir
  21. O projeto é realmente muito bom, afinal a maioria das pessoas tenta deixar isso de lado como se fosse algo banal. Queremos a libertação de todos para que a democracia possa ser de fato vivenciada, cada um vivendo como deseja

    Beijoos, Ana Carolina
    Simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  22. esse tema é bem polêmico! as pessoas não sabem o real significado disso. na verdade trata-se de igualdade entre os sexos, como você mesma explica.
    adorei o post!
    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oii,

    Nossa *palmas* parabéns pela bela abordagem do tema. Fiquei muito feliz em ver que temos o mesmo pensamento sobre o assunto!
    Gostei desse projeto entre vocês e quero mais textos desses <3


    Beijinhos,
    http://www.entrechocolatesemusicas.com/

    ResponderExcluir
  24. Parabéns mesmo pelo post, concordo que deve haver sim igualdade e sobretudo respeito, porque antes de homens e mulheres, somos humanos ;)
    beijos

    http://semtempestade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. o movimento feminista é super importante pra sociedade e é um absurdo ver tanto retrocesso presente nos dias atuais, ainda, né? Essa galera que fica querendo manchar a imagem do feminismo, dizendo que ele é algo que luta pela superioridade das mulheres (existe um movimento assim, né, o femista) é uma galera babaca, boçal e que não entende nada mesmo rs.
    Enfim, é uma questão complicada e delicada mas que, se você analisar bem, felizmente já obtivemos muitos avanços.
    Um beijo,
    Isabella
    The Urban Trends

    ResponderExcluir
  26. adorei o post! é lamentável que algumas pessoas ainda tenham um pensamento tão primitivo mediante ao movimento! Algumas vezes é necessário acontecer coisas horríveis pras pessoas prestarem atenção nas minorias, isso é triste;...


    CAPOTINO

    ResponderExcluir
  27. Olá!!
    nossa, esse projeto é bem legal :D
    super concodo com esse movimento feminista, afinal nós mulheres que somos independentes hoje temos que ser mesmo reconhecidas :D
    gostei!!
    Beeijos;*

    www.harumiholanda.com

    ResponderExcluir
  28. Achei bem legal essa ideia de escrever sobre assuntos pesados como esse de forma leve.
    Excelente texto.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
  29. Esse é um assunto forte e que sempre vemos por ai nos jornais, geralmente por causa da parte ruim = preconceito.
    É incrível como ainda vemos pessoas tão preconceituosas no mundo, eu fico apavorada. Somos de outra época, cada um deveria cuidar de sua vida. Isso tem que acabar, sendo preconceito de cor, raça, opção sexual ou o que for, tem que acabar :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  30. Acho que eu não sei lidar com o preconceito das pessoas hoje em dia. Poxa, com tantas campanhas, casos de pessoas que sofrem com isso, as pessoas ainda colocam isso acima de tantas coisas. E geralmente, é o preconceito quem dificulta tanto as coisas :\
    Perante Deus, com certeza somos todos iguais. Gostei muito do seu texto. Parabéns pela maturidade.
    Beijos | www.doseujeito.tk

    ResponderExcluir
  31. Belo post!!
    Infelizmente, ainda vivemos num mundo cheio de preconceito em relação a gênero. Mulheres fazem as mesmas tarefas que os homens e recebem menos por serem mulheres... mas se fosse só isso. O Sexismo é algo que vai muito além disso... Tão forte quanto o racismo, mas não tanto reconhecido. Pessoas fingem não ver o que acontece.
    É muita fraqueza do ser humano ainda, ter esse tipo de preconceito...
    Sou assistente social e esse tipo de assunto, me atrai... e, se deixarem, escrevo uma dissertação... hahaha
    Parabéns pelo tema.
    Beijinhos,
    Dalva

    ResponderExcluir
  32. Maravilhoso seu texto!
    Realmente o feminismo correto é o que tenta balancear a igualdade entre o sexos.
    Infelizmente ainda não é tão bem aceito, e sofre com pesadas críticas
    www.babibarreiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem-vindo! Volte sempre!

Opinada - 2015. Todos os direitos reservados. Design criado por: Augusta Saraiva. Tecnologia do Blogger. imagem-logo