11/12/2014

Papo Cultura: Violações dos Direitos Humanos

O Papo Cultura de hoje vai tratar dos nossos direitos, já que no último dia 10 foi comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data foi criada em homenagem à Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela ONU no dia 10 de dezembro de 1948, após as barbáries da Segunda Guerra Mundial.

Conforme a ONU, os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição. Ao todo são 30 artigos que visam promover a igualdade, liberdade e, principalmente, a fraternidade entre todos os seres humanos.

Entretanto, mais de 60 anos após a publicação da Declaração, muitos dos direitos ainda são violados nos dias de hoje. Por isso, trouxe alguns exemplos do que está acontecendo no mundo atual para que possamos refletir um pouco.

  • Conforme o artigo 3, todo homem tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. Porém, nas condições atuais, em regiões que estão em guerra, milhares de civis tem sido mortos todos os dias, como tem acontecido nos conflitos Iraque x Palestina e na região da Crimeia. (Fonte/Fonte)


  • O artigo 4 diz que ninguém pode ser mantido em regime de escravidão ou servidão forçada, e mesmo sabendo que na Ásia isso ainda é uma prática bastante comum, recentemente soubemos que houveram casos do mesmo tipo muito próximos de nós, como acontecia com as empresas que prestavam serviços terceirizados para as lojas Renner e Pernambucanas. (Fonte/Fonte)


  • O artigo 7 prevê que todos são iguais perante a lei, sem qualquer distinção. Infelizmente, há indícios de que esse artigo tenha sido violado nos EUA, onde dois jovens negros foram mortos recentemente e nenhum dos culpados foi sequer indiciado. (Fonte)


  • Já o artigo 16 diz que qualquer pessoa com mais de 18 anos tem direito a casar, contanto que ambos os noivos consintam com o casamento. Ainda assim, cerca de 1 em cada 9 mulheres casadas casou antes dos 15 anos, e quase a totalidade destas por obrigação. (Fonte)


  • Segundo o artigo 19, todos tem liberdade de opinião e expressão. Esse artigo é o mais contrabalanceado, pois enquanto muitas pessoas viviam sobre regimes ditatoriais, como aconteceu até a Primavera Árabe, muitas outras não sabem impor seus próprios limites na internet. (Fonte)

Fonte
Esses foram alguns exemplos de violações dos Direitos Humanos, mas infelizmente sabemos que ainda existem muito mais casos como estes. Por isso, não vamos ficar só olhando, e sim fazer algo para ajudar, como por exemplo usando a internet por uma boa causa, mobilizando mais pessoas a se conscientizarem em prol de um mundo melhor.

12 comentários:

  1. Depois que fiquei sabendo disso,fiquei muito triste por que sempre faço compras lá,mais uma alerta :/ Beijoos. Adorei seu Post.

    http://abonequinhadesalto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. verdade, devemos usar o nosso meio de comunicação p/fazer o bem, como você fez aqui haha
    Amei

    Bjuuuuuuu umabonecamasnaodeporcelana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. curti esse post mais consciente, pra conhecer mais sobre o assunto
    bom final de semana flor

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. muito legal esse tipo de post mais informativo!

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  5. Muito informativo, parabéns!
    É chato porque não temos consciência nem controle do que compramos. Nem sempre da pra saber a procedência.
    Beijos, Ana do dia ♥

    ResponderExcluir
  6. Eu amei essa postagem, informações mto importantes sendo passada.
    Espero ver outros posts semelhantes à este.
    Beeijos!
    masenstale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Que postagem linda, interessante e super útil! Mandou bem!
    Um beijo,
    Isabella
    The Urban Trends

    ResponderExcluir
  8. Ótimo post, ignorando os padrões clichês!! Parabéns!!!

    www.blogproscenio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post e acho que todo mundo devia ter conhecimento disso!
    bjs

    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post, tem que conscientizar pra todo mundo saber dos seus direitos mesmo!

    Tô seguindo o blog! Vem conferir o meu também, se poder. Sobrelentes.blogspot

    ResponderExcluir
  11. Legal ver vc compartilhando esse tipo de assunto no blog !
    Amo assuntos relacionados ao direito .
    Mandou super bem <3
    Mil beijos

    www.iasmincarvalho.com

    ResponderExcluir
  12. A-D-O-R-E-I o post.
    Nós podemos tentar consientizar, o problema é que as pessoas que não são "afetadas" 90% não tem interesse de mudar. Até porque em vez de mudar, é mais fácil de ficar parado reclamando.
    Por exemplo a questão 7: As pessoas ficam falando - de brincadeira - "ah coisa de petro", "negro tem cabelo bombril", "aquela negrinha que fez isso". Isso são preconceitos mesmo não percebendo, se as pessoas não caírem a ficha que mesmo na brincadeira está se gerando preconceito elas não irão mudar. Mas, isso parte de cada um de nós sairmos da nossa zona de conforto e olhar um pouquinho para o lado.
    Beeeeijoos


    www.livinganamericanlife.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem-vindo! Volte sempre!

Opinada - 2015. Todos os direitos reservados. Design criado por: Augusta Saraiva. Tecnologia do Blogger. imagem-logo