
Nome: O Sangue do Olimpo (2014)
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Sinopse: Depois de enfrentarem as mais penosas missões, Percy Jackson e os outros tripulantes do Argo II ainda precisam encarar a pior de todas: chegar a Atenas a tempo de impedir que Gaia, a Mãe Terra, desperte. A Atenas Partenos irá para o oeste, enquanto o Argo II seguirá para leste. Os deuses, ainda sofrendo com a dupla personalidade, não podem ajudar. Como os semideuses conseguirão vencer sozinhos um exército de gigantes e impedir uma guerra entre os acampamentos? A viagem para Atenas é perigosa, mas não há outra opção. Eles já sacrificaram muito para chegar aonde estão. E, se Gaia despertar, será o fim.
Acompanho os livros do Rick desde 2010 e posso dizer que esse foi o livro mais esperado de toda a minha vida. Uma pena que me decepcionou (e muito). Por quê? Depois de dez livros, Percy Jackson e Annabeth Chase - que já vinham perdendo espaço ao longo da saga - foram transformados em meros coadjuvantes.
Para começar, os PDV's foram distribuídos entre Jason, Reyna, Piper, Leo e Nico, ou seja, ficamos sabendo o que está acontecendo com os heróis da antiga saga através de terceiros, o que não ficou legal, principalmente para quem já estava acostumado a acompanhar o Percy em primeira pessoa.
Fora isso, a escolha dos narradores se encaixou muito bem, com destaque para os capítulos da Reyna e do Nico, que foram os personagens que mais me surpreenderam nesse livro, justamente porque os dois tiveram suas máscaras de solidão e independência arrancadas ao longo do livro. Gostei muito da forma como Riordan criou personalidades únicas para cada um deles, além da forte amizade entre os dois.
Já outras personalidades foram totalmente forçadas, como Piper, que de um livro para o outro se tornou a protagonista. Além de Percy e Annabeth, senti falta de uma maior participação do Frank e da Hazel, que durante toda a história foram apenas figurantes - enquanto tinham potencial para dar mais ação à história. Jason foi um bom personagem, que talvez tenha perdido sua origem (e essência) ao longo dos livros, mas que conseguiu retomar controle de si mesmo e se tornar mais poderoso do que nunca. Porém, senti que em algum momento sua história se cruzou com a de Reyna (talvez por falta de criatividade do autor?), já que seus passados foram muito parecidos.
Quanto ao desenrolar da história, o livro começa de um jeito bastante dinâmico, já com Jason, Annabeth e Piper em uma missão, o que faz com que o leitor queira devorar o livro logo de início. Entretanto, ao longo do livro, me pareceu que o autor perdeu a "linha de raciocínio", deixando de lado o que ele tinha preparado para a história e escrevendo o que o público esperava. Acho que foi isso o que faltou na obra de Riordan, autenticidade por conta do autor. Senti falta de um elemento surpresa.
Se você já acompanha a série, com certeza vale a pena ler por questão de honra, mas eu considerei o livro ruim porque antes dele o autor moldou toda a história para um desfecho perfeito em quatro excelentes livros. Em segundo lugar porque o livro começou bem, perdeu o fio da meada lá na metade e por isso teve um desfecho "agridoce", que não agradou gregos nem romanos.
Ahhhhhhhhhhhhhh T_T Só li o primeiro livro! Não vejo a hora de ler tudo hahah Amei sua resenha ♥
ResponderExcluirBeijão <3
http://docesexpressoes.blogspot.com/2014/11/inspire-se-nos-looks-da-lydia-martin.html
Eu nunca li os livros dessa série, tenho vontade mas não está em primeiro lugar na wishlist hahaha
ResponderExcluirBeijos
www.batomcomchocolate.com
ah, essa serie é INCRIVEL! eu infelizmente ainda nao li os livros, quero mt
ResponderExcluirwww.tofucolorido.blogspot.com
www.facebook.com/blogtofucolorido
Eu gostei do primeiro livro, achei bom meio que desprender do Percy :3
ResponderExcluirwhoosthatgirrl.blogspot.com