12/01/2015

Papo Cultura: A incrível história do lápis que foi mais letal que a arma

Liberdade de Expressão - Por Jerm
Dois homens conseguiram parar o mundo - ou melhor, colocá-lo em estado de alerta - na última semana, numa proporção que não era vista desde os ataques às Torres Gêmeas em 2001. Os irmãos Kouashi (Chérif e Saïd) invadiram a sede do jornal francês Charlie Hebdo, em Paris, na última quarta-feira, e assassinaram 12 pessoas, entre eles cartunistas, jornalistas e policiais. O ataque desencadeou uma série de atentados por todo o país, que terminou com um total de 20 pessoas mortas, sendo 17 vítimas e 3 terroristas.

O jornal Charlie Hebdo publica semanalmente charges satíricas sobre diversos temas, como religião, política, cultura, etc. Devido ao seu material bastante "apimentado" e direcionado, o jornal já recebeu várias notas de repúdio e também ameaças, tanto é que há alguns anos atrás radicais islâmicos atearam fogo no antigo prédio deles, que por causa disso foram obrigados a se mudarem para uma sede restrita da qual pouquíssimas pessoas tinham o endereço. O que não impediu que um novo ataque acontecesse...

Depois de tudo o que aconteceu, eu não poderia trazer outro tema para o Papo Cultura desse mês. Afinal, até que ponto vai liberdade de expressão? Em que momento ela deixa de ser uma opinião defendida para se tornar um ataque a outras pessoas ou outros ideais? É isso que vamos discutir no post de hoje.
Os grandes líderes de hoje em dia se orgulham de dizer que vivemos em um mundo globalizado, onde colocamos os direitos humanos e as liberdades individuais acima de tudo. Mas a liberdade de expressão não é uma delas? A questão é que atualmente as pessoas estão sendo censuradas de modo nunca visto antes, quando deveríamos estar vivendo uma situação totalmente diferente.

Quanto à liberdade de imprensa, além do episódio na França, a sede de um jornal alemão foi queimada na madrugada de domingo por reproduzir charges do Charlie Hebdo. Além disso, só em Dezembro mais de 60 jornalistas foram presos por denunciarem um escândalo de corrupção na Turquia. E os dados não param por aí: estima-se que mais de 100 profissionais da imprensa são mortos por ano no exercício da sua profissão, seja por ordens de mafiosos, radicais ou tiranos.

Mas em contrapartida à imprensa está a internet, que faz com que tenhamos muito mais liberdade de expressão pela facilidade de nos escondermos no anonimato. Existem leis para danos morais que valem também para crimes cibernéticos, mas a falta de fiscalização no Brasil faz com as pessoas ultrapassem cada vez mais os limites das liberdades individuais. Aliás, graças ao grande avanço no número de boletins de ocorrência feitos por causa de crimes na internet, o Ministério da Justiça começou uma campanha no Facebook contra os discursos de ódio disfarçados de liberdade de expressão.

A questão principal é: enquanto países desenvolvidos lutam pela liberdade de impressa e expressão, em outros lugares do mundo pessoas são presas e mortas simplesmente por tentarem exercer seus direitos. Até quando essa polarização entre o ocidente e o oriente, o desenvolvido e o subdesenvolvido continuará?

Voltando ao atentado na França, no meu ponto de vista, por mais que você discorde das opiniões e dos ideais alheios, é direito da outra pessoa se expressar. Sendo as charges ofensivas (ou não), tirar a vida de outra pessoa é um crime capital, ou seja, nada se equivale a isso, ainda mais cometendo esse ato em nome de um deus que tenho certeza que jamais defenderia isso.

Ele desenhou (também pode significar atirou) primeiro - Por David Pope
Acredito que todos temos direito à liberdade, eu mesma, enquanto escrevo este post, estou exercendo meu direito, mas é preciso uma maior educação (principalmente no Brasil) para que se possa viver em harmonia. Para mim, liberdade de expressão é isso: o direito de falar tudo que o bom-senso permitir. Lembre-se: sempre expresse sua opinião com educação, ao vivo ou na internet, pois gentileza gera gentileza.   

E vocês, acham que os cartunistas estavam dentro dos limites da liberdade de expressão? Qual sua opinião sobre a repercussão dos ataques? Leiam também o post da Amanda, do Estante do Refúgio sobre esse tema!

69 comentários:

  1. Gostei muito do post. É assustador o ocorrido na França e nos lembra até a ditadura brasileira, em que não havia liberdade de expressao. As charges religiosas sao coisas muito normais, mas pelo visto só para nós ocidentais =/
    Boa semana :)
    ;**

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente as pessoas ainda se sentem oprimidas por simples palavras e não sabem como reagir... Beijão!

      Excluir
  2. Amei o post, meio assustador confesso mais muito boa a historia haha'
    Vai lá no meu blog ta rolando a tag "Seguindo, segue de volta?"
    Beijos :*

    umanerdfashionista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Essa história chocou o mundo e nos fez lembrar que estavámos vivendo numa espécie de liberdade ilusória. Trsite ver que tudo agora virou motivo para conflito, guerra e violência exacerbada.

    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, as pessoas tem esquecido o real valor da vida... Beijão!

      Excluir
  4. Essa história foi impactante, meio assustadora, confesso.
    Mais gostei muito de ler !
    Beijos | http://dojeitodasgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Augusta, como vai?
    Adorei entrar no blog e me deparar com esse assunto... Ele é bem polêmico e gera lá suas contradições. Pessoalmente, penso como você. Nada justifica tirar a vida de alguém... É verdade que algumas sátiras do jornal extrapolam os limites, afinal, a liberdade deles termina onde a do outro começa. Sei que é um ditado, mas acho ele bastante útil para entender o momento que estamos vivendo. Acredito que aqueles que se sentiram ofendidos, poderiam tentar exercer seu direito de outra forma. Esse atentado é brutal demais para se tornar aceitável :/ Acho que é isso.
    Grande beijo ♥

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso bem assim também "a sua liberdade termina quando começa a do próximo"... Beijão!

      Excluir
  6. Esta rolando campanha de criação de looks online na rede social de moda ALLANI ! Looks para trabalho ! Participa lá ?
    link para criar looks - > http://allani.com.br/looks/create

    Beijos!!

    meu blog - > www.popday.com.br
    insta @thaisrr

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente, hoje em dia temos que tomar cuidados com nossas atitudes, com o que falamos e agimos. Sinto presa em uma ditadura que a liberdade de expressão foi abolida e passamos a viver com medo. Ótimo post.

    Beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente hoje não temos mais liberdade para nada... Vivemos em uma ditadura do medo. Beijão!

      Excluir
  8. Falar o que pensa está cada vez mais difícil, as pessoas estão cada dia que passa menis tolerantes, se não concordam com algo resolvem deixar isso bem claro através da violência, ignorar já não é mais o suficiente e por causa disso atentados como esse estão cada vez mais ocorrendo mundo a fora.

    bjus

    www.morenaemoderna.com
    TA ROLANDO SORTEIO LÁ NO BLOG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, existem jeitos pacíficos de se resolverem conflitos de ideais, mas as pessoas não sabem resolver as coisas pacificamente. Beijão!

      Excluir
  9. Sou contra ao terrorismo, acho que ninguém merece morrer desta forma.
    Massss tbm não acho justo o que o jornal fazia com TODAS as religiões. E a todo tempo eles sabiam do perigo.

    Bjss

    www.carolinafaria.com.br
    instagram @carolinacf
    facebook.com/blogcarolinafaria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que eles exageraram... Mas nada justifica o ataque terrorista. Beijão!

      Excluir
  10. fico tão triste quando vejo notícias como essa. Me pergunto como pode o ser humano pode matar e destruir a própria raça. Falta muito amor no mundo ;)

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o texto! Estou bem triste e indignada com o que aconteceu na França :/
    Bisous,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo discordando dos cartunistas, achei a situação muito triste. Ninguém merece morrer de tal forma... Beijão!

      Excluir
  12. Adorei o texto! Sinceramente acho que eles colheram o que plantaram :/
    Muito obrigada por comentar no meu blog!
    Sempre que atualizar me deixe um recado no meu blog! ♥♥♥

    Instagram: @re_becah

    Canal do YT: youtube.com/blogdareh

    Fanpage: facebook.com/blogdareh

    Beeeijooos da Reh,

    www.blogdareh.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade... mas acho que ninguém merece morrer daquele jeito. Beijão!

      Excluir
  13. Estou passando pra visar que amei sua visita e que estou seguindo, poderia retribuir?
    Ah, tem post novo no blog, um DIY, venha conferir! Beijos!!
    http://retronewss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Isso tudo é tão triste, né? =( Eu concordo com você. Quando a gente expressa uma opinião, temos que ter respeito, falar com cuidado. Sem dúvida. Não sei até que ponto a revista não respeitou (mas sinceramente acho que era o trabalho deles), mas nada justifica o que esses terroristas fizeram. Ainda mais em nome de Deus. Isso é tão absurdo, sabe? Deus significa amor e não esse ódio todo. Só espero que um dia realmente isso tudo acabe em paz. Quem sabe um dia, né? :-(

    Beijocas,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, nenhum deus aceitaria isso, e um fiel de verdade sabe disso. Beijão!

      Excluir
  15. oii, tudo bem? Que triste isso né? Mas eu às vezes me pergunto até onde vai a liberdade de expressão. Acho que tem aqueles que extrapolam. Mas é claro que tirar a vida de alguém por causa disso, é errado. Acho que os ofendidos, podem tirar proveito da sua liberdade de expressão para contar a sua versão.
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião eles passaram dos limites mesmo, mas nada justifica o que aconteceu. Beijão!

      Excluir
  16. Acho que nada justifica o que aconteceu. A liberdade de expressão está aí para todos, temos que saber respeitar. Em luto por tudo que aconteceu.

    http://www.mayaravieira.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, é preciso saber respeitar a liberdade, pois até ela tem limites. Beijão!

      Excluir
  17. Juro, concordo totalmente com você, claro, não acho que justifica o que aconteceu, mas liberdade de expressão é o direito de falar tudo que o bom-senso permitir, e não acho que esse jornal se importava com isso!

    Beijos,
    Love is Colorful

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O jornal ofendia muita gente, e existem limites pra tudo... Beijão!

      Excluir
  18. Otima refelxão e é bm assim, com muitas pessoas;...
    Bjs
    http://meninadivadamodaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Sabe eu achei o ataque muito pesado, ainda mais por ser à jornalistas, afinal eu estudo jornalismo. Mas estou discordando de como as pessoas estão tratando isso, a profissão em que mais morre pessoas por ano é a de jornalista, e isso foi relembrado no ataque ao cinegrafista da Band ano passado. Achei um ataque absurdo motivado por uma visão errada da palavra do Profeta, acho que tudo depende do ponto de vista. Mas eu não sou Charlie, eu não sou o preconceito em quadrinhos (admiro a ironia e o trabalho feito, principalmente o talento, mas não concordo) e não xenofóbica muito menos intolerante. As pessoas não podem simplesmente julgarem o povo islâmico como terrorista e passar a evitá-los, não pode julgar um por todo e tornar algo único, cada um é cada um.
    Vamos colocar a liberdade de imprensa no Brasil: Exemplo de SP: máfia do metrô de SP. Alguém viu isso na mídia? Vi no máximo 2 vezes, o porquê? Simples, os partidos controlam a imprensa paulista. Greve em 2010 em 80% das etecs em sp. Você viu isso na mídia? Eu não. ( eu estudava em um e fiquei dois meses em casa). O que eu quero dizer com isso é que a mídia é comprada sim, infelizmente, ainda mais pra mim que tenho que ideais tão fortes e estudo isso. Mas enquanto a mídia for ligada a publicidade e quererem juntar os dois cursos (como algumas faculdades fazem) isso aí vai ficar sendo isso que é, afinal, como colocar uma matéria em circulação,quando estamos falando mal de nossos patrocinadores ? Acho meio complicado.
    Enfim, o atentado foi sim um absurdo e compreendo o que está passando, mas isso não vai me fazer falar mal dos árabes em geral. E a liberdade de imprensa é inexistente e mesmo em blogs e internet: há muitos mais casos de barrar um blog do que se pensa, ainda mais por necessitar de empresas para ficar no ar, acho que a internet não ajuda muito nisso não, a menos que você não escreva por dinheiro e não tenha vínculo com nada. Outra coisa: nosso jornalismo jamais vai ser imparcial, pois sempre vamos acabar colocando nossa opinião, infelizmente. (isso aprendi na faculdade e me deixou triste).

    Enfim, é essa minha opinião.

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Carla. Eu também não sou Charlie; eles ofendiam muita gente em suas charges, de todas as etnias e religiões. Infelizmente, o aqueles homens (terroristas usando o nome da religião em vão) não souberam ignorar a falta de respeito e acabaram com as vidas deles - o que eu acho que nada justifica. Beijão!

      Excluir
  20. Ainda teve um ponto da notícia que eu não entendi porque não vi as charges. Assuntos de discussões mundiais sempre geram conflitos de opiniões. O seu ponto de vista me ajudou a entender melhor do que se trata. Mas que povo é esse? Por que eles pensam que é assim que deve terminar? Talvez teve falta de respeito. Apesar da palavra "liberdade", devemos ter respeito seja aonde for e com o que for.

    Beijos! ♥
    Laísa Guimarães | @laisagss | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Laísa, mas eles não são um "povo" são terroristas disfarçados de religiosos, lobos em meio às ovelhas. Beijão!

      Excluir
  21. Primeiro blog que vejo falando no assunto. Pretendo fazer jornalismo e me sensibilizo muito quando algo como este atentado fere o direito mais belo da democracia: liberdade de expressão.

    Os cartunistas tendo ou não ultrapassado este direito, agora não importa mais. Matar não justifica nada, ainda mais da forma como ocorreu. eles não mataram apenas 17 pessoas, mas também feriram milhões de pessoas, pessoas que tem direito à liberdade: nós.

    Ótimo post! #JeSuisCharlie
    Beijos,
    Blog Entretanto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também pretendo cursar Jornalismo, Juliana, mas eu não sou Charlie. Acredito que os cartunistas também feriram milhares de pessoas com suas charges mal intencionadas, mas é claro que nada justifica essa tragédia. Beijão!

      Excluir
  22. Heey!

    Adorei seu post, o modo como você "toma as palavras", haha, realmente, foi um post bem reflexivo, eu nunca havia pensado no assunto, digo "liberdade de expressão" e não o atentado lá na França.

    É algo que chega até a ser confuso ou complicado, como se fôssemos livres para nos expressar de qualquer maneira, sendo essa mesma liberdade... limitada.

    Abs,
    Jhonatan.

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo elogio, Jhonatan! É complicado, mas acho justo o fato da própria liberdade ter limites... Beijão!

      Excluir
  23. belas palavras o poder sempre esteve nas palavras.

    Tem postagem nova no Plantão da Beleza, aguardo sua visita.
    Meu Blog: ➥ Plantão da Beleza
    Minha Lojinha de Templates ➥ Lojinha Blog Chic
    Meu Instagram➥@simarapink
    Meu Canal no Youtube: ➥ Vídeos do Canal

    BeijosssssssssSimara Pink ♥♥♥♥

    ResponderExcluir
  24. adorei esse post, um assunto mt delicado que tem que ser abordado, foi um atendado nao apenas a frança e os cartunistas e sim ao mundo td e a liberdade de imprensa

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, infelizmente esse atentado colocou todos os jornalistas em sinal de alerta... Beijão!

      Excluir
  25. Oie, eu sinceramente não sei o que pensar em relação ao ocorrido na Franças existem dois lados na minha opinião, sabemos que muitos dessas pessoas que fazem ataques terroristas são fieis ao pensamento deles eu penso que sabendo como eles são, temos muitos exemplos do que acontece no pais deles poderíamos deixa-los quietos, o pessoal do Charlie estava fazendo o trabalho deles, eles falavam sobre tudo e mais um pouco faziam sátiras de todas as religiões, mas creio eu que no momento em que conhecemos o que acontece com quem mexe com esse pessoal do ataque, poderíamos tomar mais cuidado eles seguem uma visão nós temos outra, foi um atento a liberdade de impressão? Foi, mas muitas vezes temos que ver o lado deles, pois se nós não gostamos que falem mal da nossa religião ou das nossas crenças imaginam eles que para qualquer coisa eles fazem guerra?
    Enfim, como eu disse no inicio do comentário não sei o que pensar sobre o ocorrido. Só espero que não aconteçam mais desses em nenhum lugar do mundo.
    bjs, se puder comentar nessa resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2015/01/morra-por-mim.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É justamente isso, é difícil decidir o que pensar em uma situação como essa. Só espero que tudo se resolva com o menor número de mortes possíveis, e que a situação volte ao normal logo. Beijão!

      Excluir
  26. Chocada que você tem apenas 16 anos e um texto tão maduro e inteligente. Parabéns, você escreve muito bem! Já vou seguir seu blog. Sobre o lamentável episódio, é realmente triste constatar como a liberdade de expressão é atacada de forma tão cruel. As charges não eram realmente ofensivas. Elas criticavam (como toda charge é uma crítica social) todas as religiões e a forma de organização destas, que são realmente perigosas em alguns aspectos, não os praticantes em si. Jamais generalizaram. O atentado foi algo totalmente infundado além de uma crueldade tamanha. Concordo demais com esta frase que sintetiza o uso de redes sociais hoje (infelizmente) "discursos de ódio disfarçados de liberdade de expressão". Lamentável tudo isso...

    Parabéns pelo seu trabalho por aqui ;)

    http://sonhos-empoeirados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelos elogios, Andrizy, eles tornaram meu dia mais feliz! Mas, infelizmente, penso que as charges eram sim ofensivas. Para mim, o humor precisa ser ácido, mas nunca ofensivo. Beijão!

      Excluir
  27. Caramba que texto perfeito. Adorei, está de parabéns! Xoxo' <3
    Não sou uma It | Fanpage

    ResponderExcluir
  28. Oooi,

    Olha, eu tenho uma opinião parecida com a sua, mas não extremamente igual. Gostei de ter visto o tema sendo levantado por aqui.
    Eu não entro nem no mérito de ser a favor ou contra ao atentado. Acho que não deveria existir casos extremos. Ninguém deve pagar com a vida por nenhum motivo. ( a não ser bandidos e tals) Enfim, mas eu acredito que haja a liberdade de expressão e a libertinagem de expressão. Em busca dessa tal liberdade, as pessoas acabam exagerando em conteúdos. Acho que o humor é uma linha bem fina, tem gente que concorda com algumas piadas e dão risadas e outras se ofendem demais. Eu sou a favor do respeito. Acho que tudo merece ser respeitado, todos os tipos de crença.
    Não acho que os chargistas são herois como já vi gente falando. As pessoas esquecem que as palavras também matam, também ferem, também ofende. Não aceito o que foi feito e acho que infelizmente é o começo. O problema é que há tantos outros atentados acontecendo pelo mundo que ninguém nem tá noticiando por causa desse.
    O Jornalismo é uma profissão incrivelmente emocionante, assumi esse risco querer ser jornalista, acho triste ver "colegas de profissão" morrendo por querer exercer seu direito de liberdade de imprensa, mas não concordo quando isso acaba desrespeitando outras pessoas.
    Não sei se meu comentario ficou, claro, mas é a minha opinião :)

    Parabéns pela postagem!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito de ouvir tua opinião, Ana! Para mim a morte nunca é justificável... Beijão!

      Excluir
  29. Gostei muito do tema escolhido. A questão é até onde vai a liberdade de expressão e começa as ofensas. Por exemplo, sou evangélica e metade das coisas que leio me ofendem, mas se reclamo, estou querendo tirar a liberdade de alguém se expressar. Por outro lado já vi "evangélicos" se aproveitando do nome para ofender quem não é. O que eu acho é que tem gente que se aproveita para ofender os outros. E a maioria da pessoas julgam muitos pela atitude de alguns.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Sil! Sou católica mas assumo que milhares de pessoas já morreram em nome da minha religião, e nem por isso sou a favor disso, muito pelo contrário. Beijão!

      Excluir
  30. olha eu nao vi as charges deles e não sei se era algo desrespeitoso, então... Meio complicado, mas entendo as 2 partes sabia? Tipo, vc com um amigo as vezes descurti com religião, futebol e afins. AInda mas esses fanaticos, ve alguem "zuando em jornal sua religiao" ai sai matando todo mundo, lamentavel. Eles pensaram assim e lamentavel a liberdade de expressão não ter limites, sei la.
    Amei o post


    Bjuuuu
    http://umabonecamasnaodeporcelana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Estou quase me formando em jornalismo e não poderia estar mais triste e chocada com o que aconteceu na França. Liberdade de expressão é, sim, direito básico de qualquer cidadão (obviamente, no entanto, ela acaba quando fere o outro)! Enfim, gostei bastante do seu texto, parabéns!
    Beijão e sucesso,
    http://www.flaviacarboni.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Flávia! Também pretendo cursar jornalismo e fiquei muito triste com o ocorrido. Beijão!

      Excluir
  32. Liberdade de imprensa é algo que deveria ser universal, e manchar com sangue justo paris - que guilhotinou tantas pessoas em prol desse direito é quase que um crime contra o passado desse povo. É uma situação bastante delicada, afinal, o país recebe nãoseiquantos refugiados de guerras árabes e toda uma atitude xenófoba para com esse povo pode se desenrolar a partir disso.
    Enfim, sobre a questão da liberdade, cara, é muita falta de racionalismo fazer um tipo de ataque desses, liberdade de poder opinar -seja a besteira que for- é algo essencial para para a sociedade em geral, para a política, para a religião, enfim, para a humanidade. Triste, demais, o que ocorreu, mas a maior preocupação deve ser como os franceses irão reagir com os árabes nesse momento.

    Um beijo,
    Isabella
    The Urban Trends

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho muito medo que uma possível guerra étnica (e talvez guerra civil) estoure na França, assim como está quase acontecendo na Alemanha... Beijão!

      Excluir
  33. Para tudo existem limites, e é óbvio que o que é normal para o povo de uma certa região, pode ser algo totalmente ofensivo para o de outra, e acho que isso basta. Sabemos que tal região age de uma determinada forma perante atitudes como essa, portanto, será preciso mesmo ousar com as charges? É um risco que se corre.
    A verdade é que ninguém vai esfregar a mão com cheiro de coxinha no focinho de um animal selvagem, sempre fomos alertados que é perigoso, não? Tomo isso como linha de pensamento para todo esse caos que ocorreu.

    Beijos,
    Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito da analogia, Carol. É exatamente isso, não é preciso ofender para que se critique. Beijão!

      Excluir
  34. Que legal você ter fazer um texto dentro da categoria "Papo Cultura" todo mês, bem interessante. Eu li um texto muito bom sobre os acontecimentos na França e recomendo muito >> http://emtomdemimimi.blogspot.com.br/2015/01/je-ne-suis-pas-charlie.html Sou jornalista e na faculdade mesmo aprendi que essa é uma das profissões que mais matam no mundo e isso é terrível, mas achei legal esse texto que mencionei porque ele partiu pra outros pontos de vista, sem deixar de ferir a liberdade de expressão.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lerei com muito carinho, Thayse! Muito obrigada por me indicar! Beijão!

      Excluir
  35. Nossa, achei interessante demais essa sua postagem.
    Liberdade de expressão é sempre importante, tudo nos limites e com respeito.
    beeijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Liberdade é essencial, mas também tem limite... Beijão!

      Excluir
  36. Parabéns pelo post, ponto de vista muito bem colocado. Também acho que liberdade de expressão não dá direito de espalhar ódio e preconceito por aí.

    Você escreve muito bem! Beijão

    http://www.devaneiosdepapel.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem-vindo! Volte sempre!

Opinada - 2015. Todos os direitos reservados. Design criado por: Augusta Saraiva. Tecnologia do Blogger. imagem-logo