27/06/2015

Crítica: Divertida Mente

Sempre fui fã dos clássicos da Disney, mas os filmes da Pixar mexiam - e ainda mexem - comigo de um jeito diferente. Acho que isso se deve ao fato de as histórias se aproximarem mais da realidade. Quero dizer, depois de Toy Story passei minha infância toda tentando pegar meus brinquedos "no flagra", ficava imaginando o que se passava na cabeça das formigas por causa de Vida de Inseto e até hoje espero o Sulli (gatinho!) sair de dentro do meu armário. Com Divertida Mente não é diferente. Mesmo não sendo mais criança, as lições - e explicações - do filme vão ser levadas para a minha vida toda.

Em Divertida Mente (em inglês, "Inside Out"), conhecemos Riley, um garota alegre de 11 anos que acaba de se mudar para São Francisco.  Ao mesmo tempo, também somos apresentados às cinco emoções que regem a vida da garota: Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojinho. Essas emoções basicamente controlam tudo que acontece no cérebro dela. Entretanto, um problema acontece e Alegria e Tristeza são jogada para fora da Sala de Comando (que é como se fosse o centro do cérebro). É aí que a aventura começa.

Todos os personagens são muito divertidos e complexos, e gostei muito da personificação estereotipada deles (Nojinho, por exemplo, é uma "patricinha"). Mas, com certeza, Alegria e Tristeza são as que têm o maior destaque. A primeira é feliz e sempre tenta ver o lado bom das coisas, já a segunda (minha personagem preferida!) é deprimida e preguiçosa. E mesmo com as diferenças entre as duas, elas precisam se entender para conseguir voltar para "casa".

Com a ausência das duas principais emoções, a cabeça de Riley se torna uma bagunça e ela não consegue sentir mais nada. Nessa parte, o filme começa a fazer uma alegoria muito interessante sobre o que é a depressão. Além disso, o filme explica todos os dilemas da psicologia, como os sonhos, as memórias - e como esquecemos algumas delas -, como se forma nossa personalidade, etc., através de metáforas, para que os pequenos entendam.

O filme me lembrou bastante Detona Ralph, lançado em 2013 pela Disney, mesmo as histórias não sendo nem um pouco parecidas, talvez pelos cenários multicoloridos. E ao contrário do que muitos estão comentando, não acho que esse seja "o melhor filme da Pixar desde Toy Story", mesmo que eu tenha achado ótimo. O roteiro é excelente, tem lições valiosas e quanto à qualidade gráfica não tem nem o que comentar: é de outro mundo! Mesmo assim, acho que faltou alguma coisa para receber esse título.

Bing Bong, Alegria e Tristeza

Por último, queria falar sobre o Bing Bong, amigo imaginário da Riley que agora está perambulando sem rumo pelo subconsciente dela, já que foi praticamente esquecido. Ele é um personagem que eu não sabia o que esperar quando surgiu, mas que me surpreendeu muito e acabou arrancando muitas lágrimas.
__________________________________________________________________________________

Espero que tenham gostado da resenha, e mesmo gostando ou não de animações, assistam Divertida Mente, pois é um filme que mexe com as emoções de qualquer um que assiste!

54 comentários:

  1. Heey!
    Eu também sou muito fã dos filmes da Disney e da Pixar haha!
    Divertida Mente parece ser fabuloso!! Com certeza vou assisti-lo o mais breve possível ^~^
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é ótimooo (mesmo não sendo o melhor da Pixar, na minha opinião)! Beijão!

      Excluir
  2. Oi Augusta!

    Adoro animações e quero muito ver essa! Todo mundo falando super bem, tô só esperando minha sobrinha ficar de férias na escola pra irmos. Fazer seção dupla no cinema, também estou louca pra ver os Minions.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero muito ver Minions! Infelizmente não consegui ainda :(

      Beijão, Guta! ♥
      www.opinada.com

      Excluir
  3. Acabei de ver um vídeo falar sobre esse mesmo filme, e o menino do vídeo disse que também chorou e que ele também prefere a tristeza, ehehhe. Eu adoro animações, principalmente quando acrescentam alguma coisa, sabe? Quero muito assistir esse filme, entrou pra lista já ;)

    Beijos, http://quebrarosilencio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Tristeza é uma fooofa! <3 Sei sim, e concordo com você! Beijão!

      Excluir
  4. Oi, Augusta! Tudo bem? Eu adoro as animações da Disney e da Pixar! Tanto as antigas (Vida de Inseto, Monstros S.A....), como as novas (Valente, Frankenweenie, Detona Ralph, Operação Big Hero...). Divertida Mente parece ser maravilhoso, espero conferir ele logo! *-*

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você goste, Tony! Mostros S.A. é de longe a minha preferida! hehehe Beijão!

      Excluir
  5. Eu ainda nao fui ao cinema ver,mas pretendo,adoro animações e acho que por mais velha que vá ficando eu vou continuar assistindo haha.

    www.garotadosuburbio.com

    ResponderExcluir
  6. Queroo tanto assistir esse filme, também sou fã dos filmes da Disney e da Pixar ! ♥

    Flor Morena | Youtube

    ResponderExcluir
  7. Tbm era como vc ! assistia Toy Story e pensava que os brinquedos poderiam criar vida. Amei o seu post principalmente por que eu ainda não vi esse filme e pelo trailer não me parecia muito legal. Mas gostei do fato da Alegria e da Tristeza estarem sempre juntas, afinal a vida é assim..

    Beijos Gi
    Blog: http://ginabero.blogspot.com.br/
    Canal : https://www.youtube.com/user/Lilakarine/videos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Alegria e Tristeza devem andar juntas para manter o equilíbrio! Beijão!

      Excluir
  8. Não sou a maior fã de animações, ainda mais para assistir no cinema. Mas tenho ouvido tantas criticas positivas sobre esse filme, e lendo sua resenha ele parece ser muito mais do que eu posso imaginar. Fiquei curiosa e com vontade de assistir.

    Ótima resenha, amei.
    Beijos
    Dani Cruz
    http://blog-emcomum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    To com muita vontade de ver essa animação, espero gostar!
    Abraço,
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  10. Nossa, sua resenha me deixou bastante curiosa para ver o filme. É a segunda pessoa que vejo dizendo ter como personagem favorito a tristeza :)

    Beijos ♡♥

    Meu jardim Secreto
    Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
  11. Oiee,
    Adorei *o* Tipo amo esse filme, ou melhor, o trailer. Quero muito ler.
    Beijinhos Screepeer
    Page: https://www.facebook.com/Screepeer
    Blog: http://screepeer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Sempre via todo mundo falando sobre esse lançamento, mas não fazia ideia do que ele tratava. Ultimamente, por causa das centenas de compromissos que tenho para a faculdade, estou zero dando bola para cinema - nem anima. Mas fiquei curiosa.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazia muuuuito tempo que não ia ao cinema, então já estava com saudades hehehe Beijão!

      Excluir
  13. eu como disney freak amei demais hahahaha
    mas sou suspeita pra falar, gostei do modo como eles valorizaram a menos valorizada hahaha
    beijos
    Um Mundo Em Duas 

    ResponderExcluir
  14. emoções virando personagem? HAHAHAH já posso imaginar que dai sai mesmo coisa boa! Não tenho visto muitas animações, mas fiquei curiosa por essa!

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é ótimaaa, e pra quem gosta de psicologia é uma ótima dica! Beijão!

      Excluir
  15. Caraca Guta, eu to vendo esses personagens pra la e pra ca mas eu nao sabia que era filme,, adorei sua resenha e fiquei curiosa pra ver, adorei e realmente parece bem interessante. Tbm amoo os filmes da disney kkk e adorei sua descrição beijos

    http://www.blzinteligente.com/2015/06/minha-wishlist-na-dresslink.html

    ResponderExcluir
  16. Eu amooo filmes de desenho *---* ameii a sua resenha =)
    Blog da Joanna

    ResponderExcluir
  17. Oie Guta =)

    Ah! Esse filme parece ser uma graça *-* Quero muito assistir ele!
    Só de ler as criticas e assistir aos trailers eu já estou encantada =D

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  18. Ahhh eu amei esse filme! <3

    bbreathingfashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Meu amigo foi assistir a este filme e falou maravilhas e então já fiquei curiosa, mas após sua resenha estou maravilhada, preciso urgente assitir este filme hahaha
    Beijoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  20. Amo os filmes da Disney, e estou querendo ver esse filme o quanto antes. Só de ver pela sua crítica me deixou com mais vontade ainda. Me parece um amor esse filme *--*

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista, Joice! Tenho certeza que você não vai se arrepender! Beijão!

      Excluir
  21. Estou louca par assistir divertida mente, adorei a resenha, curto desenhos que não são somente isso e sim tem uma moral de história, nos traz reflexão da vida e a Pixar acertou em cheio!
    Eu amo animações, acho que a galera deveria assistir uma pelo menos uma vez na vida para sentir o gosto de como é voltar a ser criança e dar boas gargalhadas, esquecer dos problemas e se divertir!

    www.universopraticofeminino.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quase todos os filmes da Pixar trazem reflexão junto, né? Concordo com você, animação não é só coisa de criança! Beijão!

      Excluir
  22. Nossa li a sua resenha é já fiquei encantada pelo filme, adoro os filmes da Disney principalmente os que são de animações.
    Fiquei super interessada quero demais assistir (:

    | Aquarela do Esmalte |

    ResponderExcluir
  23. Tô doida pra assistir esse filme, parece ser tão fofo <3
    Ei tbm curto muito os filmes da Disney e mais os Pixar!! Fofura, atrás de fofura!

    www.coletivodenos.com.br

    ResponderExcluir
  24. Ah, eu amo desenhos! São sempre uma boa pedida! Quero muito ver esse filme, deve ser show!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho que concordar! Sempre que estou triste assisto animações! Beijão!

      Excluir
  25. Eu amei esse filme,eu cheguei a chorar,porque mexeu muito comigo.
    Eu achei que eles prestaram atenção nos mínimos detalhes,para que ficasse perfeito.

    Agora fico tentando imaginar qual é a emoção que comenda minha mente rs.

    Beiiijoooocas.


    http://heykaren12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei hoooras pensando nisso! hehehe Mas acho que no meu caso seria o "Grilo Falante" mesmo! Beijão!

      Excluir

Seu comentário aqui é sempre bem-vindo! Volte sempre!

Opinada - 2015. Todos os direitos reservados. Design criado por: Augusta Saraiva. Tecnologia do Blogger. imagem-logo