18/07/2015

O valor das coisas simples



Até semana retrasada eu nunca tinha viajado de avião. Mas não porque sou aquele tipo de pessoa que tem medo, fobia, e que se puder escolher o ônibus escolhe, sabe? Simplesmente nunca viajei por falta de oportunidade mesmo. 

E confesso que com toda correria pré-viagem acabei nem dando bola para o voo em si. Eu estava bem nervosa quanto a parte técnica, com medo de que desse algo errado no check-in, que extraviassem minha mala, coisas assim, e por isso percebi que só caiu a ficha que eu iria voar, de verdade, pela primeira vez, quando já estávamos quase decolando.

Mas esse texto não é sobre um voo - até porque isso já deve até ser algo corriqueiro na vida de alguns de vocês -, é sobre como a melhor parte da minha viagem foi algo que eu nem havia dado bola anteriormente. 

Vamos começar do começo: semanas antes da viagem eu já tinha várias check-lists e mapas de onde queria ir em São Paulo (já tinha planejado até as compras que eu queria fazer). Além de que passava boa parte do meu dia imaginando como seria estar na melhor universidade do país. E no meio disso tudo, o avião seria só o meio de transporte que me ligaria a todas essas coisas. Só que tudo mudou quando eu comecei a ver as cidades ficando pequenas lá de cima. Tudo que eu conseguia pensar era "meus professores de Geografia estavam certos".  Era surreal ver como litoral era bastante habitado e como no interior as pequenas cidades se fundiam com planaltos e serras em segundos. O mais legal foi perceber que, em menos de duas horas, eu consegui "conhecer" 4 estados brasileiros de um dos pontos de vista mais privilegiados.

Depois desse insight, fica aqui meu recado para todo mundo: as vezes as melhores coisas da vida estão onde a gente menos espera, nos pequenos detalhes, nos mais breves momentos. Por isso, não deem muita bola para que tudo ocorra perfeito, garanta apenas que dê certo, porque se já esperássemos tudo que fosse acontecer, que graça teria a vida?

35 comentários:

  1. Que lindo Guta!! Vc tem razão... Muitas vezes eu fico tão preocupada em fazer alguma coisa e o mais legal eh o processo ate consegui aquilo...
    Como foi sua visita no fim das contas?!?!?! Q q vc achou dessa Paulicéia Desvairada?!?! Rsrsrs

    Bjinhos
    Bjinhos
    JuJu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi maravilhosaaa! Gravei um vídeo falando um pouco sobre tudo (acho que vai ao ar domingo!). hehehe Beijão!

      Excluir
  2. Concordo com você são nos menores detalhes que muitas das vezes somos felizes, seu texto me fez lembrar de algo que ocorreu comigo semana passada, eu tirei uma tarde para ir pedalar e o dia estava lindo, quando cheguei na praia e vi aquele por do sol incrível, eu resolvi me sentar e ficar olobservando o pôr-do-sol, nossa eu sai dali com as energias tão renovada, tão bem eu sou apaixonada por tardes na praia para refletir e foi a 1ª vez que observava o pôr do sol sozinha, é dificil até de explicar sensação. Mas enfim um super beijo e arrasou no post ;)

    www.purpurinanasvaidosas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro assistir o pôr-do-sol (e o nascer, quando consigo), e posso dizer que é uma das melhores sensações possíveis! Aqui onde trabalho tenho uma vista lindíssima pra Lagoa dos Patos, então sempre que posso acompanho o Sol se pôr!

      Beijão, Guta! ♥
      www.opinada.com

      Excluir
  3. Adorei. As vezes a gente planeja tanto para sair tudo perfeito e na maioria das vezes sempre sai algo errado, se a gente focasse só em que dê tudo certo e aproveitar tudo o que for possível daquilo seria mil vezes melhor.

    www.garotadosuburbio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Su! Não adianta nos preocuparmos tanto! Beijão!

      Excluir
  4. Eu fui bem parecida com você, Guta. em 2014 eu fiz minha primeira viagem de avião. minha nossa o medo de não saber o voo, ou encontrar o portão e tudo... E eu estava com outra garota mais velha, mas ela também não sabia! E o medo da mala ser extraviada é bem louco, haha.

    Mas meu coração quase explodiu de felicidade quando Fortaleza foi ficando minúscula lá embaixo. Acho que maioria das aulas de Geografia deveriam ser ministradas lá de cima, haha. Era meu grande sonho voar, e eu consegui ( as nuvens ali bem pertinho!!) <3 Fora que eu estava indo para minha cidade natal, depois de 10 anos! Quase chorei no ombro da moça do meu lado.

    Mesmo assim eu mal consigo imaginar sua felicidade indo pra USP! USP! <3 Deve ter sido uma experiência maravilhosa *-*

    Blog Entretanto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo quanto às aulas de Geografia! Além disso, você estava voltando pra sua cidade natal, então deve ter dado um aperto no coração mesmo! hehehe A USP é MARAVILHOSA, Ju (se quiser eu falo mais sobre isso)! Beijão!

      Excluir
  5. Como eu te entendo! Em janeiro desse ano viajei de avião pela primeira vez, fiquei um pouco tensa, claro. Mas gente, é inexplicável a tranquilidade que me passou quando o avião começou a decolar e eu vi aquele mar gigantesco de Salvador, é tudo muito lindoooo.

    Beijos,
    Blog Jéssica Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito lindo, né? Eu senti como se tudo fosse SURREAL! Beijão!

      Excluir
  6. Adorei o texto flor. Concordo com o que você disse.
    As vezes o que nos faz mais felizes são as pequenas coisas.

    | Aquarela do Esmalte |

    ResponderExcluir
  7. Oi Guta!

    Nossa viajar é sempre tão bom. Dos preparativos até o grande dia, só a volta que não é tão legal. Sempre bate um misto de tristeza e felicidade em voltar para casa.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que eu já estava com tanta saudade de casa que me senti feliz em voltar! Beijão!

      Excluir
  8. Olá,
    Que lindo o texto, às vezes as melhores coisas da vida são surpresas, coisas que nunca esperaríamos e acabam mudando tudo. Muito bom.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. As coisas boas estão nos detalhes e a felicidade está nesses momentos mesmo. Como a gente vê: são inesperadas. E só são assim porque - justamente - a gente não cria expectativa onde a felicidade é algo grande, se você pensasse assim, não tinha vivido esse momento que oportunizou essa bela reflexão. Parabéns!

    Depois traga uns posts de viagens, contando como foi conhecer Sampa. Eu conheço seu Rio Grande do Sul, mas não conheço a capital paulista. :)

    Quanto a primeira viagem de avião, lembrei da minha - em 2013. Era a primeira e eu estava sozinha, mas o destino (Rio de Janeiro) era tão, mas TÃO esperado, que eu acabei não me importando tanto quando estava se aproximando a data. Claro, eu li sobre check-in e detalhes técnicos, mas depois ele virou só o meio de transporte pra eu realizar o sonho de conhecer o Rio <3

    Beijos,
    Fernanda Priscila.
    www.mudeimodei.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Fê! E você, o que achou daqui? Voltaria? O Rio eu não conheço, mas espero um dia ter a oportunidade de visitar! Espero que tenha aproveitado a viagem! Beijão!

      Excluir
  10. Quando eu viajei de avião foi um choque, por morar numa cidade super povoada com prédios eu fui pro Paraná e em 40min estava lá e observei a selva de pedra se transformando em selva de mata e meu coração bateu forte, mas eu não fiquei feliz, juro, eu fiquei pra baixo e tive certeza de que só troco SP por outra cidade igual hahaha Você percebeu a diferença de um céu limpo pra um preto? Minha amiga quando veio daí percebeu ahhaa Adorei o texto Guta <3

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas tu é louca, Carla! hehehe Eu não teria coragem de morar em SP, mas acho que é essa divergência de opiniões que nos faz únicos, né? Beijão!

      Excluir
  11. Olá.

    Amei seu post, simples e objetivo. Sabe que também nunca entrei num avião na minha vida? XD Sempre tive "curiosidade", mas aquela curiosidade morrendo de medo. Mas, principalmente, adorei seu recadinho. É isso mesmo, a gente tem que dar valor às pequenas coisas, e deixar rolar. As coisas simples, os pequenos detalhes, fazem toda a diferença no final <3

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livy, supere o medo, e se tiver a oportunidade: viaje! É uma experiência lindíssima que eu vou levar pro resto da vida, com certeza! Beijão!

      Excluir
  12. Poxa, você tem razão
    esse texto me dez refletir sobre diferentes pontos de vistas do mundo
    achei maravilhoso o seu texto
    beijos
    Um Mundo Em Duas 

    ResponderExcluir
  13. Amei seu texto, Guta. Eu nunca viajei de avião por medinho mesmo, haha. Morro de medo de altura.
    Mas deve ser muito bacana observar a paisagem de cima, acho que quando for voar vou pensar em observar o caminho pra ficar mais calma.
    Vale muito a pena mesmo valorizar essas pequenas coisas.
    Beijos ♥
    http://infinitafeminice.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então viaje, Nat! É uma experiência única, juro! hehehe Beijão!

      Excluir
  14. Ameiiii esse post Guta!
    Onde assino?! Arrasou, super concordo contigo, e apesar de eu ter meddo de viajar dde avião agora estou mais animada graças a seu texto, obrigadão!!!! o//// haha
    Bjooos

    http://www.soujovemliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Elo! E melhor ainda: que bom que te ajudou de alguma forma! hehehe Beijão!

      Excluir
  15. Oie Guta =)

    Eu sou fã dos pequenos detalhes. Acho que são esses insight que deixam a vida mais colorida e leve.

    Belo texto!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  16. Oiii
    certíssima você!
    O que seria da vida se não valorizássemos cada pedacinho de momento? Alguns são tão breves, mas fazem tanta diferença! Isso mesmo. Há muita coisa boa para você ver ainda, mas nunca perca o brilho nos olhos pelas que ninguém parece perceber. São importantes mesmo!
    O Brasil não é um país muito bem servido em matéria de voos, então não acho que seja algo comum mesmo não. Tenho certeza de que boa parte das pessoas do país nunca entraram em um. Eu mesma, como você, também só tive oportunidade há uns 5 anos e, desde então, viajei bem pouco pelos ares, embora seja uma experiência deliciosa. bjao

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente isso é verdade... Voar não é uma coisa tão simples (nem barata) no Brasil! Beijão!

      Excluir
  17. Os pequenos detalhes são importantes demais :)
    belo texto!
    beijo
    www.tatices.com

    ResponderExcluir
  18. Nossa, adorei esse teu relato. Realmente, é demais ver tudo la de cima e de repente, visualizar na prática tudo aquilo que a gente via nos mapas das aulas de Geografia né hahaha.

    E como você sentiu satisfação nesse momento, tem mesmo muitos momentos das nossas vidas assim... só basta a gente abrir o coração e sentir as coisas com mais sensibilidade.

    Beijo sua linda !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Cadastre-se no Egrana |

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem-vindo! Volte sempre!

Opinada - 2015. Todos os direitos reservados. Design criado por: Augusta Saraiva. Tecnologia do Blogger. imagem-logo