14/02/2015

Papo Cultura: Quais os tipos de "beleza" procurados nos concursos?

Quem é gaúcha - assim como eu -, com certeza já ouviu falar da Vanessa Braga, a participante do Garota Verão (famoso concurso de beleza do Rio Grande do Sul, realizado todos os anos pela RBS TV) que ficou famosa por fugir do padrão das passarelas. Aos 14 anos, com 1,61m e 70kg, ela foi a primeira participante plus size da história do concurso.

Vanessa pode não ter sido eleita a representante de Canguçu (sua cidade natal) no concurso, mas com certeza foi a Miss Simpatia desta edição, conquistando a todos com sua timidez, doçura e, principalmente, coragem para enfrentar toda a repercussão que sua história teria. A garota chegou até a participar do programa Encontro, na Rede Globo. Houve opiniões diversas sobre a participação dela no concurso, tanto boas (exaltando sua coragem) quanto ruins (a criticando por não ter um "corpo de miss"), mas esse acontecimento levanta outra questão: era necessário que a participação da menina gerasse toda essa repercussão somente porque ela não se enquadra nos padrões aceitáveis de beleza?

Na mesma época em que esse assunto estourou na mídia, ocorreu o concurso Miss Universo, no qual a representante da Colômbia, Paulina Vega, foi eleita a mulher mais bela do mundo. No meu ponto de vista, Paulina era sim lindíssima, mas a questão é que o concurso nunca levou em consideração somente a beleza de suas candidatas, mas também a postura, etiqueta e, principalmente, a capacidade de trabalhar como uma "embaixadora da paz", levando comunhão e fraternidade a todos os povos do mundo. Especialmente pelo momento das perguntas ser minha parte preferida do concurso - e a mais importante, na minha opinião -, senti que nenhuma candidata foi feliz ou determinada o suficiente em sua resposta, como se não tivessem se dado o trabalho de se prepararem para este momento, como se não fosse importante o suficiente. Me decepcionei bastante nesse quesito.

Outro ponto que me chamou a atenção foi a classificação da jamaicana Kaci Fennell, que terminou em 5º lugar. Essa colocação para um concurso que contou com mais de 80 participantes seria um sonho para qualquer candidata, mas não para a preferida do público, que arrematou a todos com  o típico bom-humor latino e corte de cabelo no estilo joãozinho. Aliás, será que não foi esse corte inusitado que tantos amaram que fez os jurados não a escolherem por ela ter fugido do padrão?

Cabelos curtos, peso acima da média... Por que tanto preconceito em uma sociedade onde o diferente tem ganhado o mundo? Em uma época na qual todos querem ser únicos, infelizmente, e sem lógica alguma, quem foge do padrão ainda é muito julgado. Por isso, termino esse texto com uma das minhas citações preferidas, do ícone da moda Coco Chanel: Para ser insubstituível, você precisa ser diferente. Então não ligue para julgamentos, ouse. Se quiser desfilar, cantar, namorar, viajar, faça, porque a vida é curta e única, e o tempo, ah, meu amigo, ele não volta.    

44 comentários:

  1. Belo texto!
    Vi o caso da garota no Encontro.
    Estou sem palavras... "Para ser insubstituível, você precisa ser diferente." Perfeito ♥

    Blog Entretanto

    ResponderExcluir
  2. Texto muito bom. Realmente é muito ridículo hoje em dia ainda ter gente pra abrir a boca pra falar sobre biotipos "mais bonito". É só olhar as outras décadas que você vê claramente que não existe definição do padrão bonito. Cada geração que olhe os padrões de beleza como bem entendem, por que ainda ficar chocado quando o padrão é quebrado?
    Regina Kadov
    http://femfizeumesma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que as pessoas tem medo que com as mudanças elas mesmas deixem de se enquadrar nos padrões... Beijão!

      Excluir
  3. Amei o texto, e sim, esse assunto é muito polêmico, mas acho que se a gente tentasse aceitar mais nós e os outros como eles são muitos dos problemas do mundo seriam resolvidos.

    Beijão
    http://perigosasgarotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza... Um dos problemas do mundo infelizmente ainda é o egoísmo. Beijão!

      Excluir
  4. Adorei o texto, bem detalhado no seu ponto de vista, apesar de o assunto ser bem polêmico..

    Beijos, Juliana.
    http://afinefrenzzy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. perfeito esse texto.
    traduiz muito bem o que eu pesso sobre esses padrões.

    bjss
    http://gipsyyy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii...
    Adorei o seu texto, concordo com o que você disse, a beleza está em ser diferente!
    Beijinhos ;**
    Leitora Online

    Instagram | Twitter | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Como diz Preta Gil: "ser diferente é normal". ;) Beijão!

      Excluir
  7. Olá!

    Gostei muito do seu texto. Também não entendo como as pessoas ainda procuram o "corpo perfeito". Eu gosto de pesquisar sobre isto e muita vezes me deparo com casos assustadores por causa das pessoas que tentaram chegar nesse "padrão de beleza". Todo mundo é diferente e bonito do seu jeito. Mas sei que a mídia ganha grande influencia nisso, eu mesma já sofri muito por não ter corpo de Miss, mas depois você percebe que isto não é o que importa e ignorando essas "regras".

    http://refugiorustico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simplesmente cansei de "seguir o padrão", agora só me importa ser feliz! Beijão!

      Excluir
  8. Não sou muito ligada a esses concursos porque eu não tenho paciência pra ver um monte de mulher magrela desfilando. Ok que muita gente sonha com isso, mas eu realmente não vejo graça nenhuma em ter 40kg e ter todos os ossos do corpo saltados. Mas fiquei sabendo dessa menina de RS, e me surpreendi bastante. Vi comentários bem lixos dizendo que 'esse não é lugar de gordo', mas quem é alguém pra impor quem é o lugar de quem? Como você disse, devemos ousar, devemos arriscar. Ninguém tem o direito de julgar quem é você e o que você deve fazer. Achei a menina MUITO esperta, e mesmo que ela não se encaixe nos 'padrões de beleza', ele deu a cara a tapa se mostrando diferente. Adoro notícias assim, e parabéns pelo texto! :D

    Beijos,
    http://totalmenteanta.blogspot.com.br/
    Book Talk de 'A Seleção' - http://youtu.be/RdwVSka_cig

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Dani! Exatamente o que você disse, NINGUÉM tem o direito de julgar, seja quem você quiser sem ligar para os haters! :* Beijão!

      Excluir
  9. Eu não sabia dessa história. Eu até acompanho concursos e tal, mas muito pouco. Acho que as pessoas ainda ficam muito ligadas na mesmice, no padrão, mesmo o diferente tendo mais espaço hoje em dia. Acho que a melhor coisa mesmo, é ligar apenas para as críticas construtivas e as que não fazem a menor diferença e querem apenas ferir, deixar pra lá. O negócio é não dar ibope, sabe? Enfim, adorei o post. ;-)

    Beijocas,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente as pessoas só se importam em serem melhores que as outras, sem se importar com sentimentos... Beijão!

      Excluir
  10. Seu post acaba de me conquistar, e saiba que ele não sairá da minha cabeça por um bom tempo. Você escreve maravilhosamente bem, e nesse tipo de post sua escrita dá ainda mais importância para a sua opinião, porque nos faz prestar atenção nela.
    Concordo completamente com você. Eu sinceramente admiro (e muito) mulheres que têm a coragem de desafiar os "padrões de beleza"

    Grande abraço!
    http://imaginationrelease.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. hm bem interessante esse texto, existe um padrao de beleza procurado que desprivilegia outros que sao tbm tao belos quanto!

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  12. A maior parte dos concursos de beleza são uma afronta à liberdade e ao estilo próprio Esse tipo de padrão previamente definido é ridículo.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ridículo mesmo, mas infelizmente ainda é real... Beijão!

      Excluir
  13. Eu não sabia desse acontecimento, e seu texto ficou muito bom, adorei o post.
    Sucesso,beijos.

    http://tendenciateenoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. OOoi,

    Adorei o tema desse post. Não fiquei sabendo da Vanessa, sabe, eu as vezes fico pensando, não acho que deveria ser considerado coragem, tinha que ser normal né?
    Não sei porque temos que "seguir" modelos de corpos, tipos de cabelo e tals. Acho que cada um tem um estilo e deve se sentir bem com aquilo que tem.

    O tema é delicado, e acho que isso mexe com os mais jovens que ainda estão se "moldando", temos que deixar bem claro que cada um tem um estilo, um corpo, um jeito e não devemos abaixar a cabeça e aceitar essas imposições.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  15. adorei o post...
    estou grávida e fico pensando no que minha filha irá se basear quando for uma adolescente...
    será que ela vai querer optar por seguir esses estereótipos da moda ?? :/
    é triste pois parece que ng hj tem personalidade forte pra seguir o que quer...

    seguindo seu blog =D

    Beeijo meu*
    E espero que essa visita seja retribuída, ok ?
    www.cosmacticos.com | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que sua filha terá uma ótima mãe pra ensinar a ser ela mesma, pode ficar tranquila! Beijão!

      Excluir
  16. Exatamente como eu penso. A gente tem que ser, quem queremos ser.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito do seu texto e concordo plenamente contigo.
    Vi o caso da garota de Canguçu e achei muito admiravel a coragem dela, se mais gente fosse corajosa assim quem sabe até esses padrões acabavam um pouco.
    beijos. ♥
    Infinita Feminice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente ainda falta muita coragem nas pessoas... Beijão!

      Excluir
  18. Amei o texto! Sou do RS e vi o caso da Vanessa em tudo quanto é lugar, e também acho que devia ser uma coisa normal, sabe? Sobre o Miss Universo, eu também tava torcendo pra jamaicana, achei ela maravilhosa e diferente, adoraria se ela tivesse ganhado... E essa frase "Para ser insubstituível, você precisa ser diferente"? Vou guardar pra sempre haha amei, mesmo!
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Gabi, que bom que gostou! A Miss Jamaica era linda e irreverente, mas deveria ter ganho principalmente por ser DIFERENTE! Beijão!

      Excluir
  19. Adorei o texto, não conhecia esse caso da Vanessa!
    www.iamcamilakellen.blogspot.com
    www.facebook.com/iamcamilakellen

    ResponderExcluir
  20. Apesar de não ser ligada nesses concursos eu entendo a tua revolta e concordo com tudo o que você disse.

    Beijo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Sorteios Na Web |

    ResponderExcluir
  21. Amei seu post, a mensagem final foi a melhor. As pessoas são diferentes, sempre foram, ninguém deve ser julgado por algo natural, tipo, ninguém é igual a ninguém, ser diferente é -ser normal- mesmo que as pessoas não ENXERGUEM isso, ser diferente é ser normal.
    Amei demais seu post, gostaria realmente que mais pessoas pensassem como nós pensamos, mas é um pouco complicado, haha.
    Beijos,
    cabanadosanjos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela opinião, Carla! Seria muito bom se todos pensassem assim, mas aí que graça teria o mundo, né? heheheh Beijão!

      Excluir
  22. Menina! Mulher! Adorei o modo como você se expressou com as palavras!

    Realmente! Ultimamente, fica complicado para as garotas participarem desses concursos, eles sempre procuram a "Barbie", a "Queridinha" para eleger como a mais bela ou sei lá. Pra falar a verdade, a cada dia, esses concursos estão perdendo seu foco e, posso dizer, seu valor.

    Abs!

    Seguindo aqui ^^
    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que bom que gostou, Jhon! Realmente, está cada vez mais difícil ser você mesmo :( Beijão!

      Excluir

Seu comentário aqui é sempre bem-vindo! Volte sempre!

Opinada - 2015. Todos os direitos reservados. Design criado por: Augusta Saraiva. Tecnologia do Blogger. imagem-logo