16/02/2015

Resenha: Mentirosos - E. Lockhart

Nome: Mentirosos (2014)
Autor: E. Lockhart
Editora: Seguinte
Sinopse: Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus netos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu. (Via Skoob)


Mentirosos é aquele tipo de livro que foi feito para ser best-seller: livro curto, leitura rápida e final surpreendente. Desde que ele foi lançado, lá em meados de 2014, eu já queria ler, mas quando a internet explodiu em resenhas positivas, aí sim eu tive certeza que precisava ler.

O livro conta a história de Cadance, uma jovem perfeita: alta, loura e rica - assim como todo o resto da sua família. Mas nem tudo é o que parece nesse livro. Cady, juntamente com seus primos Johnny e Mirren, além de seu amigo Gat (por quem ela é apaixonada), são inseparáveis, e todos os anos passam os verões juntos na ilha particular de sua família. Eles são os "Mentirosos". Porém tudo muda após Cadance sofrer um estranho acidente no verão dos seus quinze anos, do qual não consegue se lembrar, e depois disso os Mentirosos nunca mais foram os mesmos.

Uma coisa que preciso comentar é que demorei muito para me adaptar à linguagem do livro. Tive um problema com as quebras ilógicas de parágrafos... Não sei se foi charme da autora ou eu que estive muito imersa na escrita rebuscada de George R. R. Martin nos últimos tempos, mas sei que no final da leitura acabei gostando muito da originalidade de E. Lockhart quanto à sua escrita.

Mesmo esperando muito do livro, quero deixar bem claro que não me decepcionei, e que mesmo com pistas bem sutis ao longo da trama eu não consegui adivinhar o final. Outro ponto que gostei muito foi a divisão em partes, o que deixou a história mais clara e bem formatada - na minha opinião as divisões ocorreram nas horas certas. 

Para mim, o ponto mais positivo foi a crítica feita por Lockhart às famílias (aparentemente) perfeitas, mostrando que nem tudo é o que parece e que o dinheiro não só não é capaz de manter famílias como também pode destruí-las. Um personagem que eu não gostei foi Gat (achei ele muito presunçoso), mas ele foi essencial à história por ser o responsável por abrir os olhos de Cadance para as desigualdades sociais. Sendo ele indiano, ateu e de classe média baixa, Gat claramente contrastava com a perfeita família Sinclair. 

Mentirosos me lembrou muito Millenium, de Stieg Larsson. Mesmo tendo histórias e públicos-alvo diferentes, três coisas em especial eram extremamente parecidas: (a) os dois livros giram em torno de garotas altas, louras e herdeiras número 1 dos (b) seus avôs muito ricos que amam ver suas famílias unidas em (3) suas ilhas particulares. 

Quer um livro rápido e surpreendente? Aposte em Mentirosos e você mergulhará nessa leitura maravilhosa, desvendando mistérios junto com Cadance, curtindo praias particulares com Johnny e Mirren e filosofando com Gat. 

Classificação:

16 comentários:

  1. Pelo que contou esse livro deve ser ótimo, preciso ler, ja anotei na minha lista! Bjs

    www.resenhamania.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros deste gênero, tipo suspense e mistério. A sinopse do livro me atraiu bastante, já vi um filme com história parecida.
    Gostei muito de ler sua opinião e fico feliz que não tenha se decepcionado. Assim que tiver oportunidade irei ler..
    Beijos, www.blogdoseujeito.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lê sim! Tenho certeza que você não vai se arrepender! Beijão!

      Excluir
  3. Heey!
    Eu, assim como você, já queria ler esse livro, mas realmente apareceram muuuitas resenhas positivas (incluindo a sua agora) que fazem com que eu precise dele.
    Acho que o que me atrai ainda mais é esse lado crítico, que parece ser desenvolvido, sobre loiras, altas, famílias perfeitas....

    Blog Entretanto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, essa parte é a melhor do livro, e tudo gira em torno disso no final! Beijão!

      Excluir
  4. Já vi outras blogueiras falando bem desse livro e agora só fiquei mais curiosa ainda para ler ele. Parece que os livros da E. Lockhart são realmente bons.
    Adorei a resenha! ♥

    xoxo
    paperdream-s.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não li nenhuma resenha negativa antes de ler, então pelo jeito ela conquistou o público! Beijão!

      Excluir
  5. Nunca tinha ouvido falar deste livro acredita? mas gostei bastante da sua resenha, a história parece ser bem legal :D

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. hm, gostei da indicação, ainda nao conhecia esse titulo

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Livros assim são legais, eu não conhecia esse mas gostei da sinopse!! A resenha ficou ótima, deixa qualquer pessoa que gosta de ler querendo ler esse livro!!
    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ando tão relapsa com minhas leituras que um livro rápido seria ótimo. Parabéns pela resenha, tu escreve super bem e fiquei com vontade de ler depois do que tu escreveu. :*
    www.moniitorando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Moni!! Esse livro é super rápido, li em um dia! heheheh Beijão!

      Excluir

Seu comentário aqui é sempre bem-vindo! Volte sempre!

Opinada - 2015. Todos os direitos reservados. Design criado por: Augusta Saraiva. Tecnologia do Blogger. imagem-logo