24/03/2015

Crítica: Para Sempre Alice

Essa semana tive a oportunidade de assistir um dos filmes mais tocantes lançados recentemente: Para Sempre Alice. O longa, dirigido Richard Glatzer e Wash Westmoreland, conta a história de Alice Howland, uma professora de Linguística de Columbia que logo após completar 50 anos começa a ter lapsos de memória - que mais tarde, ela descobre se tratar do Mal de Alzhaimer. A professora, conhecida por sua capacidade intelectual, de repente se vê não conseguindo controlar o próprio cérebro.

Assisti o filme com muita expectativa depois dos comentários positivos da minha professora de Biologia quanto à fidelidade com o real quadro da doença. E realmente, uma das impressões que tive é de que é um filme sem grandes efeitos hollywoodianos, que retrata uma vida real, e que qualquer espectador poderia se identificar com as situações apresentadas. Aliás, ele é baseado no livro homônimo de Lisa Genova, uma PhD em Neurociência, que soube trazer o tema para o nosso dia-a-dia de forma muito ilustre.

O filme é muito intenso; o que começa com o esquecimento da palavra "léxico" - uma falha de memória, que acontece com todos nós - logo faz Alice se perder pelo campus da Universidade e até se esquecer onde é o banheiro de sua própria casa (o que, aliás, foi uma das cenas mais tocantes do filme). Além disso, a interpretação de Julianne Moore foi essencial para construção da personagem. Oscar nada menos do que merecido. Da parte dos outros atores não vi grandes atuações, então posso dizer que Moore foi a carta coringa dos diretores.

Outro ponto positivo foi a fotografia do filme, que conseguiu traduzir tudo o que sentimos em imagens. Foi muito legal ver a cidade de Nova York de um ponto de vista mais suburbano, que dificilmente é mostrado nos filmes, como em locações que fogem do hush da cidade.

No geral, o filme é extremamente simples, mas muito comovente, retratando a história de uma mulher comum, que teve a infelicidade de se descobrir com essa terrível doença que, infelizmente, não tem cura. Indico a todos que esperam um filme real e ao mesmo tempo tocante. Para Sempre Alice é um drama que foge do "vitimismo", e mostra que é possível sim batalhar contra a doença.

P.S.: Se você é do tipo que se emociona fácil, pegue os lencinhos e prepare-se para a cena do discurso de Alice no Fórum sobre Alzheimer. Até mesmo eu, que dificilmente choro em filmes me emocionei e passei o resto da noite pensando nas palavras dela.


E vocês, já assistiram? O que acharam? Se não, tem vontade de assistir?

32 comentários:

  1. Estou louca para ver Para Sempre Alice! Já tinha ficado toda empolgada com os trailer lançados. A sua crítica me animou ainda mais, não esperava nada mais ou nada menos do que você falou. Beijos!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da crítica! O filme é ótimo, assista mesmo! Beijão!

      Excluir
  2. Nossa bem dramático, é escolher um dia especial para assistir e chorar muito.

    bjus

    http://www.cheiadepapo.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Augusta, eu ainda não assisti e acho que vou aguardar lançar em DVD para assistir em casa.
    Sou muito emotiva e pela sua resenha percebi que vou me desmanchar com este filme.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daqui há alguns dias já deve lançar em DVD! Boa sorte com as lágrimas! heheheh Beijão!

      Excluir
  4. Eh, quando vi que tu fez uam crítica tive de ler, o filme é ótimo mesmo e chorei nessa cena em que ela não encontra o banheiro ... e naquele vídeo que ela grava pra ela mesma D: ... todos deviam assistir! :*
    www.moniitorando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também chorei! Foram estas as três cenas que chorei: a do banheiro, a do vídeo e a do discurso (que pra mim foi a mais tocante)... Beijão!

      Excluir
  5. Já ouvi falar desse filme e depois desse seu post, fiquei com muita vontade de assistir. Gosto de filmes assim, além do mais, a sua resenha ficou muito boa.
    E já to vendo eu alagando a casa inteira, ahahah sou dessas!

    Beijos | Quebrar o Silêncio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha, Amanda! ^-^ Acho que você vai chorar mesmo heheheh Beijão!

      Excluir
  6. Nunca assisti, mas com certeza iria chorar horrores :/ beijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
  7. quero mt ver desde antes de ela ganhar o oscar, parece ótimo

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  8. nunca tinha nem ouvido falar desse filme scrr, mas a historia parece ser bem tocante e bonita sabe, entao pretendo ver ele o mais rapido possivel, ate pq eu to querendo ver filmes e precisando de dicas de quais ver
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é realmente muito tocando, quando tiver a oportunidade, veja! Beijão!

      Excluir
  9. Amei a resenha, o filme parece ser bem emocionante.
    Como sou manteiga derretida já vou me preparar pra chorar quando for assistir, rs.
    Beijos ♥
    Infinita Feminice

    ResponderExcluir
  10. oi lindona adorei a resenha e quero muito assistir esse filme flor ! Acho que chorarei :/ rsrs beijinhos s2
    Sorria Princesinha

    ResponderExcluir
  11. Eu estou doida para assistir, Guta. Sem dúvidas vou precisar de vários lencinhos kk Bjs

    http://www.mayaravieira.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, vai mesmo, May! Assiste sim, vale muito a pena! Beijão!

      Excluir
  12. Assisti e adoreeeei esse filme, fiquei super tocada! É bem como tu disse mesmo.. Simples, mas profundo. Ótima crítica =D
    Beijos,
    www.flaviacarboni.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tu tenhas gostado da resenha, Flávia! Ele me tocou muito também! Beijão!

      Excluir
  13. Ainda não tive a chance de ir conferir, mas confesso que estou bem ansiosa e gostei de saber que você gostou.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  14. Guta, quero muito assistir, ainda mais porque o meu avô teve Alzheimer e morreu depois de 14 anos com a doença.
    É muito muito triste.
    Não sabia que o filme era tão real no quesito do avanço da doença, fiquei até com mais vontade agora.
    Julianne More tem o meu coração (Mas a chata da Krister Stewart não, mas vou relevar a presença dela para assistir, haha).

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Teca, não consigo nem imaginar o quão triste deve ter sido... E sabe que a Kristen Stewart tem uma das melhoras atuações do filme? Pois é! heheheh Beijão!

      Excluir
  15. Estou louca para ver esse filme, assim que tiver um tempinho com certeza vou ver! Bjs

    www.resenhamania.com.br

    ResponderExcluir
  16. adorei a dica, amo essa atriz, só faz filmes legais
    vou separar meus lencinhos para assistir esse

    beijooos
    le-duo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, a Julianne só faz filmes ótimos mesmo!! Beijão!

      Excluir

Seu comentário aqui é sempre bem-vindo! Volte sempre!

Opinada - 2015. Todos os direitos reservados. Design criado por: Augusta Saraiva. Tecnologia do Blogger. imagem-logo