30/03/2015

Resenha: Não Sou Este Tipo de Garota - Siobhan Vivian

Nome: Não Sou Este Tipo de Garota (2011) 
Autor: Siobhan Vivian 
Editora: Novo Conceito - Selo Jovem 
Sinopse: Perversa ou inofensiva? Confiável ou hipócrita? Controlada ou insensata? A vida é sobre suas decisões e escolhas, e Natalie Sterling se orgulha de sempre fazer as melhores. Ela ignora os caras populares e babacas da escola, sempre ganha medalhas de honra e está prestes a ser a primeira estudante jovem a ser presidente do conselho estudantil em anos. Se apenas todas as outras garotas fossem tão sensíveis e fortes. Mas ser sensível e forte não é fácil. Não quando seus conselhos dóem mais do que ajudam. Não quando um cara que ela já deu um fora se torna o cara que ela não consegue parar de pensar. A linha entre o certo e o errado foi distorcida, e cruzá-la poderá resultar em um desastre… ou se tornar a melhor escolha que ela já imaginou fazer. (Via Skoob)

Trouxe o desafio literário do mês - antes tarde do que nunca! Aproveitei que o tema desse mês era "um livro escrito por uma mulher" e reli um que eu já estava querendo resenhar há tempos: Não Sou Este Tipo de Garota, da Siobhan Vivian.

Natalie Sterling não é uma garota qualquer. Ao contrário de grande parte das estudantes de ensino médio, ela não sonha em ser uma líder de torcida, a rainha do baile e muito menos em ter um namorado. Natalie faz questão de mostrar para todos que não é esse tipo de garota. Ela está prestes a se tornar uma das primeiras garotas a ser presidente do Conselho Estudantil, e sua campanha gira em torno da quebra de tabus machistas dentro das escolas.

Ao contrário do que pensei antes de ler, Natalie não é a perfeição em pessoa, muito pelo contrário. ela é cheia de dúvidas, só é orgulhosa demais para assumir isso para alguém - mesmo para os leitores. O contrapeso de Natalie é Spencer, uma caloura que "chegou chegando" e que está apaixonada pelo maior galinha do colégio. Nesse livro, a vida não é um ying-yang, em que alguém é totalmente bom ou ruim, na verdade, ambas tem qualidades e defeitos e aprendem lições valiosas uma com a outra.

Ah, estrelinha pro Connor, que se tornou um dos meus mocinhos preferidos. Diferente dos outros garotos do time de futebol, ele quebrou tabus e provou pra Natalie (e pra todo mundo) que era um bom moço. Além disso, o cara mora em uma fazenda e usa camisa xadrez 99% do tempo. Tem como não amar?

Já tinha lido outro livro da Siobhan antes, o Conselho de Amiga, e confesso que detestei. O livro era superficial e clichê. Quando comecei a ler esse livro, estava com as expectativas baixas, mas ele foi bem surpreendente. O que mais gostei foi a forma como a autora discute temas como machismo, igualdade de gênero, etc, de forma real, os inserindo em contextos do cotidiano.

Vou dar 4 estrelas para o livro em si e um coraçãozinho de favorito pela minha relação especial com ele - sério, poucas vezes me senti tão tocada por um livro tão "simples". Siobhan Vivian me conquistou mesmo escrevendo um estilo de livro que eu procuro passar longe. Merece meu respeito!

Classificação: 

Espero que tenham gostado da resenha, e até a próxima!

50 comentários:

  1. Só pelo título já me interessei e acho que é o tipo de leitura que eu gosto. Amei a resenha!

    Beijão
    http://www.perigosasgarotas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tu gostes mesmo, Gabi, porque o livro é excelente! Beijão!

      Excluir
  2. Parece um livro legal, fiquei interessada!
    Bisous,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Augusta! Tudo bem? Sou nova aqui e adorei o blog, já estou seguindo!
    Gostei muito da sua indicação de livro, e já vou baixar o pdf para ler. Gosto desse tipo de história mais suave e tranquilo, nada muito pesado, mas que ao mesmo tempo trata de temas importantes.
    Vou ler e depois te conto o que achei.
    Beijos
    www.rockandrose.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marina! Esse tipo de história é ótima pra uma tarde de domingo, por exemplo, mas é ótima pois não é nada superficial; ela também tem uma ótima lição! Beijão!

      Excluir
  4. Olá, parece ser bem legal esse livro, adorei a resenha! Bjs
    http://desejoserperfeita.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro está na minha lista faz um tempão para comprar, mas eu sempre esqueço dele. Olha o que eu to perdendo, amo livros desse tipo. Além que parece ser de uma leitura muito fácil. Acho que irei gostar e me identificar bastante, porque ele retrata coisas da sociedade e não me parece ser tão artificial. Irei ficar apaixonada pelo Connor, já estou prevendo, hahaha
    Beijos!!

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, você vai se apaixonar pelo Connor sim, Ana, pode apostar! heheheh Beijão!

      Excluir
  6. Parece muito legal e descontraido.
    Adorei a resenha, já estou desejando ler :D
    Beijos
    Kauany Santos . Matéria Feminina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte com a leitura, tenho certeza que vais gostar! Beijão!

      Excluir
  7. Olaaa adorei sua resenha nao conhecia esse livro mas fiquei mega curiosa hihi vou procurar pra comprar um beijo


    Quem se encontrou nesse título levanta a mão? Lo/ rsrsr, então hoje vim facilitar a vida de muita gente por aí que na hora de fazer as malas, acaba tendo alguma dúvida do que levar de maquiagem em uma viagem. Preparei algumas dicas para vocês, do que levar e como organizar na necessaire. Se bora dar play!
    http://www.blzinteligente.com/2015/04/o-que-levar-de-maquiagem-em-uma-viagem.html

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, adoro livros com leituras mais leve e descontraído.
    Beijos

    Blog Segredos da Cáh
    Instagram
    Facebook
    Canal do You Tube

    ResponderExcluir
  9. A maioria das sinopses começam assim: "Fulana de tal não é uma garota qualquer.". Por isso achei que o livro ia ser meio clichê. Na verdade ele é um pouco, mas gostei da estória sendo clichê ou não e leria sim!

    Beijo, O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tema é bem clichê mesmo, mas o livro é explorado de uma realidade totalmente única! Beijão!

      Excluir
  10. Já li este livro e gostei bastante. O desfecho achei bem inusitado o que deixou a história ainda melhor.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  11. Já li boas resenhas deste título mas não faz meu estilo, adorei seu blog, estou seguindo!

    Daily of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena que não faz seu estilo, Fe! :( Ah, e seja bem-vinda! Beijão!

      Excluir
  12. Não costumo ler esse tipo de livro, mas fiquei curiosa!Bjs

    www.resenhamania.com.br

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito dessas histórias sabe, sei lá porque alguns livros diferentes as vezes faz um bem danado né? O fato dela ter outros sonhos uma vida mais diferente da dos outros colegas de escola me cham muito atenção, e parabéns pelo blog e pelo post, também gostei muito da ilustração do seu cabeçalho hehe :D
    Abraços e Boa Semana!

    www.pedrosanttos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuuito obrigada pelos elogios, Pedro! Ah, e esse é um dos motivos de eu ter amado a Natalie, ela ser super diferente dos outros colegas, e tão mais madura. Beijão!

      Excluir
  14. Quee legal! ^^

    Eu não conhecia esse livro, e por sua simplicidade me lembrou até um pouco de Mathilda Savitch, que li e amei!

    Este sim não pode faltar na lista *-* Só espero encontrar quando eu for comprar :3

    Bjs! Adorei a resenha ♡

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    P. S. Vai ter TOP COMENTARISTA esse mês no LS! Válido a partir da próxima Segunda \õ/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeee, vou participar do Top Comentarista sim! <o/ Beijão!

      Excluir
  15. interessante a resenha, achei o titulo parecido com o livro da lena, nao sou uma dessas

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço esse livro, Lívia, mas vou procurar! Beijão!

      Excluir
  16. Adoreei a resenha, gostei do tipo de história que o livro conta. :)
    http://corujasemasas.blogspot.com.br/
    Beijos. <3

    ResponderExcluir
  17. É legal quando a gente se surpreende positivamente assim com um livro né ?

    Acho que nunca tinha lido uma resenha dele... gostei ! :)

    Beijoo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Sorteios Na Web |

    | Cadastre-se no Egrana |

    ResponderExcluir
  18. Gente, para, esse livro discute sobre machismo e igualdade de gênero? Quero ler pra ontem! Esses assuntos, são mega especiais para mim e é tudo que luto *-* haha Amei a resenha!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discutem sim, Carla, e de um jeito muuuuito legal e inusitado! Se você gosta com certeza tem que ler! Beijão!

      Excluir
  19. Que livro fofo! Os melhores livros são aqueles que a gente não espera nada né?

    http://byalinemendes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olha, o que me faria ler o livro é o último parágrafo da sua resenha, porque ele parece não ser o tipo de livro que eu procuro, apesar de a história parecer interessante XD

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também costumo não gostar desse tipo de livro, mas esse é excelente! Beijão!

      Excluir
  21. Oi Augusta, eu tenho vontade de ler este livro, desde o seu lançamento. Mas, nem sei porque ainda não comprei para conferir. Gostei da sua resenha e ela só fez aguçar mais a minha curiosidade.
    Vou colocar novamente na lista. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha, Lia! Compre mesmo assim que der, porque vale muito a pena! Beijão!

      Excluir
  22. Caramba Guta! Como eu não conhecia esse livro ainda? Adorei, quero ler logo!! rs

    http://www.mayaravieira.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sei como você não conhecia, May! Leia mesmo! Beijão!

      Excluir
  23. Parece ser muito bom! Eu deveria ler mais livros, mas sou tão preguiçosa kk ): adorei! beijão
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
  24. Que resenha maravilhosa! Mais um livro pra minha lista.
    *Saudades daqui *-*

    Beijo! | Blog Entretanto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha, Ju! Também tava louca de saudade de você por aqui! Beijão!

      Excluir

Seu comentário aqui é sempre bem-vindo! Volte sempre!

Opinada - 2015. Todos os direitos reservados. Design criado por: Augusta Saraiva. Tecnologia do Blogger. imagem-logo