24/04/2015

Preciso de dinheiro mas não trabalho. E agora?


Sei que a maioria dos nossos leitores são estudantes, e por isso ou não tem renda fixa, ou ganham pouco mais (ou muito menos) do que um salário mínimo como estagiários. Mas a primeira dica é essa: carteira assinada não é o único jeito de se conseguir dinheiro. Existem milhares de formas de se garantir uma renda extra, e tudo vai depender do seu tempo livre, talento e etc. Nesse post eu trouxe algumas dicas pra quem não trabalha, e indico com confiança porque já segui todas as elas. Vamos conferir?



Todo mundo tem um talento. Se você diz que não, é porque ainda não descobriu o seu. Se você é bom em informática por exemplo, pode trabalhar como programador web, com manutenção de computadores ou até mesmo criando um sistema pro mercadinho do seu tio. Se você sabe outra língua, pode prestar serviços de tradução, ou trabalhar como intérprete. E ainda, se você é comunicativo e escreve bem... que tal ser blogueiro? O segredo é usar o que você sabe para ganhar dinheiro. As oportunidades estão aí, basta você ser bom naquilo que você faz e um pouco de divulgação na internet pra começar a ganhar um renda extra como freelancer.




Aí entra novamente aquela história de "ser bom em alguma coisa". Se você tem tempo livre e se destaca em alguma matéria, pode fazer disso seu ganha pão. O bom de se dar aulas particulares é que você pode fazer isso na sua própria casa, além de poder dar aula para mais de uma pessoa ao mesmo tempo, o que vai otimizar seu tempo e aumentar seu lucro. Outra possibilidade são as bolsas de monitoria que alguns colégios e universidades oferecem, que é a mesma coisa que dar aulas particulares na sua casa, só que recebendo uma renda fixa mensal. 


Essa é, na minha opinião, a melhor opção para quem faz universidade ou escola técnica (assim como eu). As bolsas de pesquisa e extensão podem ser 4h à 20h/semanais, e aí cabe a você escolher aquela que se enquadra na sua carga horária. E quanto ao estágio, dependendo do curso ele nem sempre é obrigatório, mas assim como os projetos, ele é um coringa no currículo, fora que o salário de estagiários costuma ser melhor que o de bolsista. Além disso, a participação em um projeto ou realização de estágio tem muito a acrescentar no seu currículo. Eu considero essa a melhor opção porque além de te ajudar financeiramente vai te abrir portas academicamente.

Com a febre das compras da China, muitos brasileiros tem importado a la loca. Mas você já pensou que além de poupar, você pode lucrar com esse mercado? É só escolher os vendedores certos, fazer uma boa pesquisa de preços e, é claro, saber esperar, porque com a demora que as compras levam para serem entregues, esse não é um investimento de retorno rápido. No entanto, mesmo com o dólar alto, vale a pena, porque já vi boutiques vendendo roupas do Aliexpress por até 5x mais do que o valor original, então se você vender pelo dobro do preço já sai no lucro!



Se você não se arrisca a importar, se desapegar de coisas que você não usa mais é uma boa opção. Desde roupas a acessórios de decoração, o importante é lucrar. Mas lembre-se: na hora de vender peças usadas é preciso ter o bom-senso de só oferecer o que está em boa qualidade e de colocar preços mais em conta - porque afinal, não adianta vender algo usado pelo mesmo preço da loja.

Espero que essas dicas tenham ajudado! E vocês, fazem alguma coisa para garantir uma renda extra? Me contem! 

46 comentários:

  1. Pra mim o que sempre funcionou foram as aulas particulares de música. Ótimas dicas =)

    Beijos, Pri
    VINTAGEPRI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sempre quis saber tocar algum instrumento! Pena que não tenho esse dom :( Beijão!

      Excluir
  2. Oi Augusta!

    Adorei o post! Eu bem que poderia utlilizar o freelancer de vez em quando, tenho lá minhas habilidades e até certificados que me garantem. Creio que assim que terminar o ensino médio, arranjarei emprego. Que Deus queira, haha!

    Bjs!

    P. S. Você mudou o lay? Tá lindo assim! <3

    Seguindo aqui ;)

    Jhonatan | Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA A DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte pra você, Jhon! Quais são as suas habilidades? heheh Ah, e não troquei o lay não :P Beijão!

      Excluir
  3. Quanta dica legal hahaha vou correr atrás dessas formas de arranjar emprego
    beijão
    Um Mundo Em Duas

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas, fiz muito Freela de informática quando ainda não trabalhava com carteira assinada. Ainda hoje quando aparece aproveito haha para ganhar um extra.

    www.garotadosuburbio.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Guta! Eu já estagiei na minha área e é exatamente o que você falou, ajuda muito no currículo! Porém estou desempregada atualmente e você me deu uma ótima ideia, vou procurar alguma vaga de professora de inglês para crianças. Acho que isso pode me render uma grana extra e é uma língua que eu gosto muito!
    Beijos
    www.rockandrose.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que pude ajudar, Marina! Te desejo toda a sorte do mundo como professora! Também acho inglês muito legal e se tivesse a oportunidade também gostaria de dar aulas!

      Beijão, Guta!
      www.opinada.com

      Excluir
  6. Oi, tudo joia?
    Estou totalmente na área VASP, vez ou outra pego umas coisas para vender, bem raramente. Atualmente estou apenas estudando mesmo, os dois para mim seria um pouco puxado rs',

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, comecei a fazer estágio há algum tempo e posso dizer que é puxado mesmo... Mas a gente vai se virando. :P Beijão!

      Excluir
  7. Oi amiga, já vendi algumas roupas em brechó e foi uma experiência bem legal :) Ótima dica beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu sempre faço isso, e é muito bom, porque sempre vai ter alguém que vai querer, né? Beijão!

      Excluir
  8. Guta, ótimas dicas, sério. Eu faço templates e meio que sou freelancer, já fiz alguns por encomenda, mas uma coisa que pesa muito é na hora de dar o seu valor, nossa, eu fiquei super perdida na primeira e confesso que até hoje não sei direito kkkk. Ahh e nunca tinha pensado no brechó, todas as vezes que vou organizar meu guarda-roupa tiro várias peças pra dar e nunca me passou pela cabeça isso, é uma ótima ideia. Adorei!

    Beijos, http://sonhosdegiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Whenia! Eu já fiz alguns freela e também nunca sei quanto cobrar heheheh E o problema é que isso é uma coisa que ninguém costuma falar... Beijão!

      Excluir
  9. Ótimas ideias, adorei! A gente tem que se virar mesmo!

    Seja sempre bem vinda no meu blog

    http://patibborba.blogspot.com.br/

    bjuuuus

    ResponderExcluir
  10. já fiz td isso inclusive estando com a carteira assinada pra tentar complementar pq sempre ganho mt mal, haha, sao boas dicas msm

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  11. Boas dicas ein?!
    Essa parte de vender coisinhas do Ali, sempre faço, dá um dinheirinho extra muito bom :D
    http://www.annacaarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também já fiz, o problema é que o dólar tá bem carinho agora :( Beijão!

      Excluir
  12. Adorei as dicas! As vezes faço freelas de Design, mas tem um tempinho que larguei pra lá. :/
    Beijos

    http://fernandamrgd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa... É uma pena, porque amo seus desenhos, Fê! Beijão!

      Excluir
  13. Dicas excelentes, eu também estou precisando ganhar um dinheirinho
    inclusive já fiz algumas das dicas rsrsrs

    ⋙ ♥ Blog Livros com café
    Instagram - @bloglivroscomcafe

    ResponderExcluir
  14. Olááá, tudo bem?
    Adorei suas dicas, acho que vou em breve vou ver se procuro um estágio, não fiz isso antes pq não tinha tempo.
    Beijos!
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Adorei as dicas! Eu já fiz a venda haha
    beijo
    www.tatices.com

    ResponderExcluir
  16. Oii...
    Ótimas dicas! Adorei!
    Aulas particulares e o Ali, são dicas incríveis!
    Bom Domingo.
    Beijinhos ;**
    Leitora Online

    Facebook | Instagram | Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que bom que gostou!! Acho que a do Ali é a mais rentável heheh Beijão!

      Excluir
  17. Que legal suas dicas :) Beijos♥
    (Seguindo seu blog, poderia retribuir?)
    Obrigado!

    • Blog: http://ricknegreiros.blogspot.com.br/
    • Canal: https://www.youtube.com/channel/UCeptOGH6i0hrqT9VdP4Yn1g

    ResponderExcluir
  18. Quero começar a estagiar logo, não vejo a hora! :)
    Bisous,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
  19. Há alguns livros para quem quer ser professor particular que facilitam muito o processo!
    Estou penando seriamente em começar a fazer algo do tipo para ter uma grana extra!

    Um beijo,

    Algumas Observações
    Minhas Literariedades
    Teoria, Prática e Aprendizado

    ResponderExcluir
  20. Oi querida ♥
    Que ricas dicas. :D
    Acho muito interessante e é muito útil para quem está nessa fase. Estudante e precisa de uns troquinhos.
    Eu preciso é passar em um bom concurso! Hehehehe Dar jeito na minha vida, eu já estou velha demais e ainda não trabalho.
    Beijinhos ♥

    Pink CupCake | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte nos estudos! Concurso é puxado!! heheheh Beijão!

      Excluir
  21. suas dicas serão bem valiosas pra quem está precisando de dinheiro. quando estava na faculdade, vendia bombons recheados que me garantiam uma ajuda bem legal no final do mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que o post ajudou, Rubia! Essa ideia de produzir e vender também é ótima! Quanto eu era menor vendia bijuterias no colégio heheheh Beijão!

      Excluir
  22. Ótimas dicas! No meu caso, eu estudo em período integral, então, ficaria muito difícil de arranjar um emprego. Por isso, estou tentando tirar mais um certificado de inglês para dar aulas particulares. Ajuda a adquirir experiência e um dinheirinho também.
    Obrigada pelo comentário no blog <3
    Beijos,
    Nalu
    www.coisasafins.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ótima oportunidade! Já pensei em dar aulas particulares de inglês quando me apertar... Pode ser que ajude! Beijão!

      Excluir

Seu comentário aqui é sempre bem-vindo! Volte sempre!

Opinada - 2015. Todos os direitos reservados. Design criado por: Augusta Saraiva. Tecnologia do Blogger. imagem-logo