12/04/2015

Resenha: Objetos Cortantes - Gillian Flynn

Objetos Cortantes Nome: Objetos Cortantes (2015)
Autor: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Sinopse: Recém-saída de um hospital psiquiátrico, onde foi internada para tratar a tendência à automutilação que deixou seu corpo todo marcado, a repórter de um jornal sem prestígio em Chicago, Camille Preaker, tem um novo desafio pela frente. Frank Curry, o editor-chefe da publicação, pede que ela retorne à cidade onde nasceu para cobrir o caso de uma menina assassinada e outra misteriosamente desaparecida. Desde que deixou a pequena Wind Gap, no Missouri, oito anos antes, Camille quase não falou com a mãe neurótica, o padrasto e a meia-irmã, praticamente uma desconhecida. Entrevistando velhos conhecidos e recém-chegados a fim de aprofundar as investigações e elaborar sua matéria, a jornalista relembra a infância e a adolescência conturbadas e aos poucos desvenda os segredos de sua família, quase tão macabros quanto as cicatrizes sob suas roupas.

Camille Preaker é mais uma personagem perturbada criada por Gillian Flynn. A personagem teve uma adolescência conturbada por ter sido obrigada a lidar com a morte precoce da sua irmã Marian, além dos problemas que tinha com sua mãe, e por isso desenvolveu uma tendência à automutilação. Após anos com a doença, e sem mais espaços intocados no seu corpo, a jovem jornalista vai em busca de ajuda médica.

O livro se passa cerca de 6 meses após Camille deixar a clínica de reabilitação. De volta à sua medíocre vida em Chicago, seu chefe a envia para cobrir o assassinato e desaparecimento de duas garotinhas em Wind Gap, sua cidade natal. Com essa viagem, fantasmas do passado reaparecem e Camille é obrigada a lidar com feridas nunca cicatrizadas. O principal ponto que vem à tona é a relação doentia que ela tem com a família, e a autora explorou muito bem o psicológico de Camille em relação a isso.

Gillian Flynn mais uma vez provou ser psicótica. De um jeito maravilhoso. Elogiada por Stephen King, o rei dos thrillers, a autora surge como uma nova promessa no mundo literário, escrevendo suspenses de modo que não era visto desde Agatha Christie, mas, é claro, com personagens muito mais ácidos e intensos - dando ênfase especialmente às mulheres. Em entrevista, a autora diz que sente falta especialmente de vilãs em histórias, porque nós, mulheres, nascemos para sermos mais do que apenas as "mocinhas". Controverso, hein?

Conheci Flynn por meio do filme Garota Exemplar (inclusive o livro está na minha lista de espera) e me surpreendi com a profundidade dos personagens. A autora consegue transformar histórias clichês em thrillers psicológicos, fazendo com que os personagens brinquem com a nossa mente e nos confundam até as últimas páginas. Para ser sincera, lá por volta da metade do livro eu achei que tivesse descoberto quem era o responsável pelos assassinatos, e minha teoria foi comprovada... Até o último capítulo, quando tive o prazer de ler uma das maiores reviravoltas da literatura contemporânea.

Meus personagens preferidos foram Frank Curry, o chefe de Camille, e Aileen, sua esposa, que mesmo tendo aparecido pouquíssimas vezes ao longo da história, conseguiram me passar a sensação de proteção - talvez por serem os únicos personagens equilibrados no universo louco de Gillian Flynn. Em contrapartida, não consegui sentir compaixão em nenhum momento por Amma, a meia-irmã de 13 anos da personagem principal. Mesmo no início da adolescência, a garota já conseguia se mostrar uma perfeita megera (cof, cof, vaquinha). Não bastava que ela fosse apenas arrogante como algumas garotas populares, ela era realmente má com todos que viviam à sua volta. 

Cinco estrelas para o livro que me conquistou desde o começo e me prendeu em suas páginas durante toda a madrugada. Não sei qual a mágica de Flynn, mas depois que você começa a ler, é impossível parar até que você entenda como realmente funcionam os cérebros dos personagens - e até conseguir, você passa por um frenesi muito intenso. Sou meio suspeita para falar porque esse é o meu gênero literário preferido, mas não vejo a hora de explorar outras histórias da autora!


Classificação:

Acho que a resenha ficou um pouco grande demais, mas era necessário descrever toda a minha experiência nos mínimos detalhes... Espero que tenham gostado!

49 comentários:

  1. Ah, que legal Guta. Apesar de não ser meu gênero literário preferido, acho que eu poderei ler no futuro rs Bjs

    http://www.mayaravieira.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Guta!
    A resenha não ficou grande, ficou linda e me deixou bem curiosa, ainda que este não seja o tipo de livro que leria normalmente!

    Um beijo,

    Algumas Observações
    Minhas Literariedades
    Teoria, Prática e Aprendizado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Fê!! Esse livro também me deixou louca de curiosidade antes de eu ler! Beijão!

      Excluir
  3. desde que eu vi o filme do garota exemplar to mt curiosa com o livro e inclusive com esse novo da autora tbm!!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou louca pra ler Garota Exemplar, porque o filme é realmente nota 10!! Beijão!

      Excluir
  4. O livro me pareceu bem interessante!
    Uma pena não ter tanto tempo livre para ler :(
    Beijos!

    Julie Chagas
    http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To na mesma, Julie... Ultimamente só tenho tempo pra dormir. :( Beijão!

      Excluir
  5. Oi Guta! Eu confesso que não sou muito fã de livros assim, gosto dos mais engraçados ehehe, mas a sua resenha ficou super completa e até despertou o meu interesse :D beijão amore

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que bom que gostou da resenha, Marina! Confesso que os engraçados não conseguem me prender tanto assim :( Beijão!

      Excluir
  6. Adorei sua resenha, ainda não li esse livro. Parece ser bem legal né?
    Beijos <3
    www.universodasmulheres.com
    Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  7. Ótima resenha, nunca ouvi falar do livro, parece ser bem legal *o*
    beijão amore!
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Nossa lendo sua resenha eu fico extremamente afim de ler. Adorei as comparações que você fez e fico pensando porque eu não consegui terminar Garota Exemplar. Preciso pegar novamente o livro e tentar mais uma vez pois todos elogiam a escrita dessa mulher *-*

    Adorei essa resenha a forma apaixonante que você falou da obra <3


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelos elogios, Ana! Volte para Garota Exemplar e depois leia Objetos Cortantes, e tenho certeza que você não vai se arrepender! Beijão!

      Excluir
  9. Ameei a resenha e fiquei muitoooo interessada no livro. :)
    http://corujasemasas.blogspot.com.br/
    Beijos! <3

    ResponderExcluir
  10. Primeiramente: que isso! A resenha nem ficou grande! E ficou ótima :3

    Eu adorei! E já tinha interesse em ler esse livro, agora cresceu mais ainda *-* Espero poder ler em breve porque eu amo livros a este estilo, assisti Garota Exemplar e desde o filme estou doido para ler até a lista de compras da famosa Gillian <3

    Bjs!

    Jhonatan | Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA A DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu também leria com certeza a lista de compras da Gillian, mas se for que nem os livros acho que ela seria um pouco assustadora! heheheh Beijão!

      Excluir
  11. Caraca gostei bastante da sua resenha Guta, ainda mais por ser da mesma autora de garota exemplar haha
    Uma dica é colocar quantas páginas tem o livro (:

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já anotei a dica, Bárbara, e a partir de agora vou começar a fazer isso! A propósito, esse tem 256 páginas. Beijão!

      Excluir
  12. O Livro é ótimo já vi bastante comentarios sobre ele e li muitas sinopse, pretendo assistir o filme e também ler o livro :D
    Abraços e Boa Semana!

    www.pedrosanttos.com

    ResponderExcluir
  13. Os personagens que mais me cativam são os perturbados. Não sei se eu me identifico ou apenas os compreendo. HAHAHAH só sei que os adoro.

    Não conhecia esse livro e não li nada da autora, mas com essa temática, não tem como não querer ler *-*

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que isso acontece comigo também, Hellz?! Gosto de entrar na mente desses personagens e de não entender o que se passa com eles... heheheh Beijão!

      Excluir
  14. Oi Augusta, tudo bem?
    Eu amava os livros de Agatha Christie, e durante muitos anos, fui fissurada nela. kkk
    E acho que já li todos os seus livros. Ela foi a única autora, que conseguia me manter sem descobrir o culpado até o final do livro. E isso é algo para se aplaudir de pé.
    Ainda não li nada de Gillian Flynn, e nem mesmo assisti Garota Exemplar, mas lendo sua resenha deu pra notar que você está adorando os livros dela, e que a autora promete mesmo ser uma ótima revelação.
    Bjus
    Lia Chirsto
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou louca pela Agatha, e até hoje, sempre que passo por um sebo sou obrigada a perguntar se tem algum livro dela por lá! heheheh Beijão!

      Excluir
  15. Oi
    Li Garota Exemplar e achei a escrita dessa autora maravilhosa, ela tem todo um jeito especial de te fazer de idiota e isso é surpreendentemente fantástico.
    Esse livro está com certeza na minha lista de desejados, aliás não vejo a hora de poder lê-lo!

    Beijos,
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso que senti, que ela consegue "nos fazer de idiota" direitinho! heheheh Beijão!

      Excluir
  16. Já ouvir falar bem demais desse livro!
    Cada resenha que leio me deixa mais perto da livraria para compra-lo, hhahahaha
    Beijos, Ana do dia ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte em encontrá-lo então heheheh Eu só encontrei em pdf :( Beijão!

      Excluir
  17. Fiquei com muita vontade de comprar! Acabei um agora e esse já vai entrar na lista. <3

    Fernanda Mrgd

    ResponderExcluir
  18. Oiee.

    Não conhecia muito o livro, mas de já confesso que fique mega curiosa para conhecer a trama mais a fundo. Espero ter a chance de ler e ser conquistada assim como você

    Beijos Fê
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que você vai se apaixonar (ou se assustar), assim como eu! Beijão!

      Excluir
  19. Guta, eu leria até a lista de compras da Gillian Flynn, hahaha.
    Ela é tão incrível e sensacional!
    Garota Exemplar foi um livro que me deu inúmeros tapas na cara com suas reviravoltas.
    Objetos Cortantes está com certeza na minha wishlist URGENTE.
    Todo mundo fala que ele é tão incrível quanto o outro.
    Adorei você descrever ela como psicótica e isso ser maravilhoso.
    Tenho medo da mente dessa mulher. Imagina morar com ela, que medo? Hahaha.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também leria, mas teria medo dessa lista de compras. Eu hein! Vai que essa mulher coloca veneno na lista do supermercado?! heheheh Garota Exemplar também já tá na minha wishlist (e na minha prateleira) há horaaas! Beijão!

      Excluir
  20. Primeiro: Não só a Flynn consegue prender uma leitura, viu? Você também!
    Segundo: eu amo suspenses (Alô, Agatha Christie!) e essa resenha me deixou com água na boca, to louca para ler Garota Exemplar e agora esse! Necessito.

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Carla, que honra receber um elogio desses vindo de ti! Eu também amo suspenses por causa da Agatha, e mesmo com uma escrita diferente, Gillian escreve suspenses excelentes - e de um modo único! Beijão!

      Excluir
  21. Excelente resenha, Objetos Cortantes acabou de entrar para a minha lista, ainda não li nada de Gillian Flynn, mas adoro histórias deste gênero e sua resenha me deixou com muita de vontade de ler e para ajudar ainda foi elogiada por Stephen King, com certeza é imperdível!

    www.resenhamania.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha, Dani! Pra ser sincera não curto muito os livros do Stephen, mas ele é um mestre do suspense, então sabe o que tá falando! Beijão!

      Excluir
  22. Eu ainda não li o livro, mas quero muuito ler. Sua resenha só me deixou mais curiosa, ficou ótima e muito bem escrita.

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo elogio, Joice! Espero que goste do livro!! Beijão!

      Excluir
  23. Oi Augusta, a resenha não ficou grande não viu? Gostei da dica do livro, um beijo.

    Suellen Esposte Blog | Facebook | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem-vindo! Volte sempre!

Opinada - 2015. Todos os direitos reservados. Design criado por: Augusta Saraiva. Tecnologia do Blogger. imagem-logo