28/04/2015

Resenha: Um Dia - David Nicholls

Nome: Um Dia (2011)
Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
Páginas: 416
Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

Gente, não abandonei o projeto 12 Books lá do Irmandade das Blogueiras não. Sei que to em cima do laço, mas antes tarde do que nunca, né? Aliás, acho que pelo livro que eu trouxe esse mês, valeu a pena a espera. Para o tema do mês, que é autor masculino, lhes apresento Um Dia, de David Nicholls, um dos melhores romances que eu já li em toda a minha vida - e olha que não foram poucos!

Um Dia conta a história de Emma Morley, uma aluna exemplar prestes a se formar em Literatura e Dexter Mayhew, um aspirante a advogado. Os dois se conhecem de um jeito muito inusitado: na festa de formatura deles. Após passarem a noite juntos, rola uma química entre os dois, mas o que tiveram fica por ali, já que no dia seguinte eles seguirão caminhos diferentes e provavelmente nunca mais se verão. 

"Eu te amo, Dex. Amo muito. Só não gosto mais de você." 

Diferente do que se esperava, após esse dia, Emma e Dexter desenvolvem uma grande amizade, e todos os anos no dia 15 de Julho eles se reecontram. Durante vinte anos, acompanhamos a evolução dos personagens, suas conquistas e falhas, amores e desamores, e principalmente, a relação sincera dos dois. Acho que esse é o fator determinante que levou ele de "um romance qualquer" para "um grande livro": a simplicidade e a sinceridade entre Em e Dex. A amizade deles nem sempre passa por bons momentos; ela é real. Os dois têm defeitos e qualidades, mas, apesar de tudo, souberam alimentar o amor que nutriam um pelo outro. 

Outra coisa que gostei na história é a escolha do dia 15 de julho para a ambientação do livro. Nesse dia na Inglaterra (onde se passa o livro) é comemorado o dia de São Swithin, e acredita-se que a previsão metereológica desse dia definirá como será o tempo pelo resto da estação. Achei uma metáfora super válida, já que as ações dos dois quando se encontram, nesse dia, definem como será o resto do ano deles. 

"Nos últimos tempos seu estado de espírito se parece com uma caminhada em um rio congelado: na maior parte do tempo ele se sente seguro e confiante, mas existe sempre o perigo de afundar."

Que final desconcertante tem esse livro! Depois de páginas e páginas (anos e anos) acompanhando Em e Dex, David Nicholls cria um final surpreendente. Eu, que sou a rainha dos spoilers, ainda não sabia desse, e posso dizer: foi o final mais chocante que já li. Quando terminei de ler, não sabia se tinha odiado ou amado o livro por causa do final, mas decidi amar, porque como eu disse: são detalhes como esses que transformam uma história qualquer em um grande livro. Não sei o que dizer, apenas sentir...

Cinco estrelinhas - e um coração de favorito! - para essa história maravilhosa que me prendeu durante toda a leitura. Ah, e vale lembrar que tem uma adaptação cinematográfica do livro que lançada em 2011 que foi estrelada por Anne Hathaway e Jim Sturgess. Eu só indico que assista quem já leu o livro, porque o filme serve mais como um complemento ao livro. Mas é excelente, e uma adaptação super fiel!  


Espero que tenham gostado da resenha! O que vocês querem ver por aqui no próximo post?

27 comentários:

  1. Bela resenha! :D
    não conhecia esse livro, deve ser muito bom!!
    Beeijos;*

    www.harumiholanda.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro romances simples, que se desenvolvem de uma forma que prende a gente do início ao fim. Não conhecia esse livro nem o escrito. Ótima resenha! PS: Tens skoob? Me add ;)

    Beijos, Pri
    vintagepri.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Meu skoob é "Augusta Saraiva", vou te procurar lá! Beijão!

      Excluir
  3. Gostei da resenha, não conhecia, parece ser legal :) beijão
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
  4. vc fez tanto suspense sobre o final ser chocante que fiquei curiosa haha amei a resenha, direto na historia!

    http://www.jacknuit.com.br/

    ResponderExcluir
  5. eu sou APAIXONADA por esse filme e quero mt ler o livro faz tempo já!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é ótimo também! Mas confesso que ainda prefiro o livro :x heheheh Beijão!

      Excluir
  6. Muita gente fala do livro e do filme desse livro, mas eu confesso que ele nunca me chamou atenção o suficiente, mesmo parecendo legalzinho, acho que não consigo me envolver com a história, sempre que leio as sinopses :/


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena... Porque ele é realmente maravilhoso!! Beijão!

      Excluir
  7. Ai minha amiga vive falando desse livro! Eu quero muito ler e fiquei com mais vontade lendo seu post. <3
    Beijos

    http://fernandamrgd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que meu post ajudou a aumentar sua vontade! heheheh Beijão!

      Excluir
  8. Nunca li o livro, mas já assisti o filme e é realmente muuuuito bom! Imagino o que sobre pro livro <3

    www.flaviacarboni.com.br

    ResponderExcluir
  9. Confesso que você me deixou muito curiosa para ler o final haha ):

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
  10. Novidade para mi, não conhecia.

    bjus

    http://www.cheiadepapo.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Fiquei bastante curiosa, o livro parece ser ótimo, vou procurar aqui para ler.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. EU AMO AMO AMO AMO ESSE LIVRO, nossa, sério é simplesmente maravilhoso (só ão gostei do final, poxa hahaha)
    beijos
    Um Mundo Em Duas

    ResponderExcluir
  13. Aaaaah! Esse livro <3
    Ele é muito especial para mim, ele foi um dos primeiros que li na minha "verdadeira fase de leitora". Me lembro que fiquei meio chocada com aquele final, que me marca até hoje <3
    O filme é um amorzinho também.

    Beijo! | Blog Entretanto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele foi um dos primeiros romances que li, então ele também me marcou muuuito! <3 Beijão!

      Excluir
  14. Demorei mas vim deixar meu comentário! Ameeeei a tua resenha e fui sentindo a emoção do livro fluir em mim de novo. Realmente, favoritei ele também! Boa noite!


    sonhosdegiz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Demorei mas vim deixar meu comentário! Ameeeei a tua resenha e fui sentindo a emoção do livro fluir em mim de novo. Realmente, favoritei ele também! Boa noite!


    sonhosdegiz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem-vindo! Volte sempre!

Opinada - 2015. Todos os direitos reservados. Design criado por: Augusta Saraiva. Tecnologia do Blogger. imagem-logo