08/05/2015

Resenha: Assassinato no Expresso do Oriente - Agatha Christie

Nome: Assassinato no Expresso do Oriente (1934)
Autor: Agatha Christie
Editora: Ediouro
Páginas: 200
Sinopse: Nada menos que um telegrama aguarda Hercule Poirot na recepção do hotel em que se hospedaria, na Turquia, requisitando seu retorno imediato a Londres. O detetive belga, então, embarca às pressas no Expresso do Oriente, inesperadamente lotado para aquela época do ano. O trem expresso, porém, é detido a meio caminho da Iugoslávia por uma forte nevasca, e um passageiro com muitos inimigos é brutalmente assassinado durante a madrugada. Caberá a Poirot descobrir quem entre os passageiros teria sido capaz de tamanha atrocidade, antes que o criminoso volte a atacar ou escape de suas mãos.

Sempre fui muito fã da Agatha Christie pelo grande exemplo de mulher que ela é para mim. A autora, que ficou conhecida como a "rainha do crime", foi uma das primeiras mulheres a se destacar na literatura a nível mundial em um gênero que não fosse o romance. E, além de ela ser minha autora preferida, foi a responsável por voltar a minha mente para um novo tipo de literatura, com histórias mais maduras.

Eu li esse livro com muita expectativa, mas não me decepcionei nem um pouco. Desde pequena eu ouvia meu pai contar sobre os livros da Agatha Christie que ele lia quando era guri, e ele sempre dizia que quando eu fosse maior e lesse os livros eu entenderia o que ele queria dizer. Até que chegou o grande dia. Comecei, é claro, pelo supra-sumo da autora: Assassinato no Expresso do Oriente. Livro velho, páginas amareladas, uma madrugada inteira de leitura e um mini dicionário de francês do lado - para traduzir os bordões de Poirot - foram mais do que o suficiente para me dar uma das melhores experiências literárias da minha vida.

Neste livro, Hercule Poirot, o grandioso detetive belga criado por Agatha, deve desvendar mais um empolgante e inesperado crime. Ao embarcar no famoso Expresso do Oriente, o homem nunca imaginaria que um assassinato pudesse acontecer lá dentro. E o pior de tudo é que naquelas condições em que se encontravam o assassino só poderia estar a bordo do trem. Nesse livro todos são suspeitos.

Ao longo do livro, vamos conhecendo os personagens única e exclusivamente pelo ponto de vista de Poirot, sendo cada capítulo uma entrevista com cada um deles para reconstituir o momento do crime. Alguns personagens parecem totalmente inofensivos, já outros, nem tanto. O problema é que o morto, Mr. Ratchett, não era uma pessoa qualquer, e sim um criminoso cheio de inimigos.

Para um livro publicado no início do século XX, Assassinato no Expresso do Oriente tem uma linguagem muito simples, sem demais floreios. O mais interessante é que na minha versão do livro (Editora Altaya) há várias expressões em francês que só foram traduzidas em notas de rodapé. Achei isso muito legal, pois me ajudou a aumentar meu (pouco) vocabulário de francês.

Acho que ficaria chato se eu repetisse novamente que esse foi um dos melhores livros que já li, então vou citar dois motivos que me ajudaram a chegar nessa conclusão: a combinação Agatha + Poirot é simplesmente genial. A destreza com que a autora consegue descrever um personagem tão complexo me dá arrepios. Além disso, esse é aquele verdadeiro livro de mistério, em que por mais loucas que sejam suas teorias, a verdade só é revelada nas últimas cinco páginas - literalmente.

Classificação:

E então, o que acharam da resenha? Esse post foi mais poético do que qualquer coisa, porque acima de tudo eu queria demonstrar meu amor pelo livro, pela autora, e, é claro, mostrar que livros antigos são excelentes leituras!  

51 comentários:

  1. Não conhecia o livro nem a autora, deu pra perceber seu amor por ela nessa resenha. Parece ser um livro ótimo mesmo! :)
    http://corujasemasas.blogspot.com.br/
    Beijos. <3

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia nenhum livro da autora, adorei sua indicação! Vou colocar na minha listinha *-*
    Beijos <3
    www.universodasmulheres.com
    PARTICIPE DO SORTEIO DE UM AUSSIE!

    ResponderExcluir
  3. Que livro interessante, me deu uma vontade de saber mais sobre ele hein
    beijos
    Um Mundo Em Duas

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Já vi varios comentários positivos em relação a esse livro mas nunca li, preciso ler mais Aghata Christie. Amei a resenha!.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Sempre quis levar um livro dela, esse está na lista. E pela nota com certeza é maravilhoso, aumentou minha vontade de ler!

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Foi com esse livro que conheci a Agatha e me apaixonei! No final eu fiquei, tipo: "Nossa, meu Deus como assim?????" sério haha Ai Guta, eu sempre vou te elogiar porque gosto muito de você e do seu blog!

    Ah e eu tenho muitos problemas com o inglês, principalmente com past perfect continuous ou essas coisas, meus professores já tentaram de tudo e eu ainda não consigo usar eles nas frases porque não faz sentido na minha mente. Dá um help? haha

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, muuuuito obrigada, Carla!!! Posso tentar fazer um vídeo sobre isso, mas essa parte é bem chatinha mesmo! heheheh Beijão!

      Excluir
  7. dia desses fui comprar um livro novo e me deparei com esse da ágata. Fiquei em dúvida e acabei levando outro título que não me recordo agora porque ando com a cabeça péssima HAHAHAH

    então... nunca li nada dela, acredita? mas pelo que folheei, sei que vou amar

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Guta, parece ser um bom livro. Gostei da dica =)
    Um beijo

    Suellen Esposte Blog | Facebook | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  9. ah,super legal! eu adoro os suspenses da agatha... esse é mais um dos que li na adolescencia...

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que esse foi um dos livros que te marcou, Lívia!! Beijão!

      Excluir
  10. Agatha é diva, eu amo!!! Mas acredita que esse nunca li? Quero já! rs Bjs

    http://www.mayaravieira.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela resenha Guta! Já li Assassinato no Expresso do Oriente e curti bastante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  12. Eu nunca li esse, mas já li um livro da Agatha, "A Noite das Bruxas" e amei! O final foi surpreendente, eu não imaginava mesmo! Ela é incrível. Adorei a sua resenha.
    Beijos

    www.fernandamrgd.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ainda não li! Mas já li vários outros e adorei todos!! Beijão!

      Excluir
  13. Oi, Augusta! Tudo bem? Nossa, achei a sua resenha maravilhosa! A minha vontade (já existente) de ler esse livro da Agatha Christie foi devidamente aumentada após ler os seus comentários a respeito da obra. Espero ler e também amar este livro! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Tony, muito obrigada!! Espero que você goste também! Beijão!

      Excluir
  14. Adorei a resenha, foi mais poética mas eu amei!
    O único livro da Agatha que eu li foi Os Cinco Porquinhos e é um ótimo livro, preciso ler esse que você citou e conhecer mais obras dela.
    Beijos ♥
    Infinita Feminice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Eu tenho "Os Cinco Porquinhos" mas ainda não li :( Beijão!

      Excluir
  15. Oie Guta =)

    Li esse livro na época do colégio e é um dos meus favoritos da Agatha <3!
    Me deu até saudades do ler os livros da autora.

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ari! Que bom que gostou! Esse livro também me dá uma nostalgia boa heheheh Beijão!

      Excluir
  16. Olá,
    Tenho este livro na pilha cá em casa para ler.
    Gostei muito da resenha.
    Boas leituras. :)
    http://abracalibro.blogspot.com.es

    ResponderExcluir
  17. Eu já li alguns livros da Agatha e adorei, mas ainda estou devendo a leitura dessa obra.
    Fico feliz em saber que foi um dos seus livros favoritos. Isso significa que há grandes chances de eu também adorar a obra.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você goste tanto quando eu! É um livro maravilhoso mesmo! Beijão!

      Excluir
  18. Gostei da resenha, mas não sei se leria. Não gosto muito de livros desse tipo!
    Xerim :)
    www.trilouca.com
    Meu canal: www.youtube.com/blogtrilouca

    ResponderExcluir
  19. Pela resenha eu iria gostar bastante da leitura, adoro livros de mistérios e suspense.
    Beijos!
    www.mahmaquiagens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Adorei a resenha e confesso que este ainda não li este livro especificamente. Meu nome veio justamente do quanto minha mãe é fã dela...rs Só não tenho o Christie rsrsrs
    Beijos e beijos^.^
    http://thathabulle.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que eu quase fui sua xará por causa dela também?! Meu pai é super fã dela! Beijão!

      Excluir
  21. Gostei da resenha ficou muito boa e sou louca pelos livros dessa autora. <3

    http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo joia?
    Sou louca para ler a série de livros da autora, já anotei como desejados. Amei sua resenha, só me deixou com mais vontade ainda de ler <3

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Que blog lindo é esse ? Parabénssss!!!!!! Sucesso.
    Seguindo com carinho <3

    ResponderExcluir
  24. Ótimo post! Assassinato no Expresso do Oriente foi o primeiro livro que li da Agatha Christie e, desde então, quando leio "Agatha Christie" já fico empolgada! :P Você já viu o filme? É realmente bem fiel ao livro, muito bom!
    Beijos. Lindo blog!

    http://cafecomliivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi sim! É maravilhoso! Eu que não curto filmes muito antigos adorei! hehehe Beijão!

      Excluir
  25. Sempre tive muita vontade de ler este livro em especial da Agatha Chistie, e agora com sua resenha tenho ainda mais curiosidade! *-*
    Parabééns.
    Bjos

    Blog Jovem Literário

    ResponderExcluir
  26. Adorei a resenha, partiu encontrar o livro para ler! =) Obrigada!
    http://www.olhosdegata.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem-vindo! Volte sempre!

Opinada - 2015. Todos os direitos reservados. Design criado por: Augusta Saraiva. Tecnologia do Blogger. imagem-logo