10/06/2015

Resenha: Entre Quatro Poderes - Grupo (sic)

Sobre a obra: Em "Entre Quatro Poderes", o prefeito de Suares, uma pequena cidade do estado de São Paulo, passa por um momento crítico. Com a Polícia Federal em sua cola e sua vida pessoal desmoronando, o império construído com sangue e mentiras está prestes a ruir. Churrasco, envolto pelas sombras da vida pública, descobriu da pior forma possível que a caminhada de um político pode ser solitária e que cada decisão tem um preço. Só resta saber o quanto ele está disposto a pagar. No final das contas, todos conhecem a vida do homem público, mas sempre existe a história por trás da história.

Em "Entre Quatro Poderes" conhecemos a história do então prefeito de Suares, Alberto Barão, ou apenas "Churrasco", como ficou conhecido por todos. Ao longo do livro conhecemos toda a trajetória do homem (e de todas as pessoas que o rodeiam), para somente nas últimas páginas entendermos o que levou à sua trágica morte. Sim, esse é aquele tipo de livro que começa pelo final, e que te deixa cada vez mais curioso e ansioso para montar todas as peças do quebra-cabeças.

Churrasco cresceu no interior de Suares, a cidade em que acabou por se tornar prefeito. Oriundo de família pobre, que vivia da agricultura, cresceu sempre com o sonho de um dia poder fazer algo para mudar a situação social de pessoas como ele. Entretanto, em contrapartida a Churrasco, havia Cláudio, o irmão egoísta e prepotente, que a única coisa que almejava para si mesmo era se dar bem na vida (e ter para si a garota que o irmão gostava, é claro).



O tempo passa e Churrasco acaba sendo "apadrinhado" por Zé Ribeiro, político famoso na cidade. No ano de 2004, Zé Ribeiro concorre para prefeito e o garoto para vereador - pela primeira vez. Na véspera da eleição, entretanto, o inevitável acontece: Zé Ribeiro é assassinado. Churrasco se elege com a promessa de vingar a morte do padrinho, mas no mundo político, você sempre acaba caindo em tentação...

Nesse meio-tempo, Cláudio se casa com Estela, a filha de Zé Ribeiro. Aliás, que mulher é Estela! Foi minha personagem preferida do livro, com toda a certeza. Ela é fria, calculista, decidida e independente. Depois da morte do pai, ela se separa de Cláudio e vai viver uma vida nova em Brasília. Ela só retorna 9 anos depois, agora como delegada da Polícia Federal, para a investigar os possíveis esquemas de corrupção que têm acontecido na prefeitura de Suares.


É claro que, um livro chamado "Entre Quatro Poderes", não poderia deixar de fora o quarto poder: o Jornalismo. Foi muito interessante ler sobre os dois lados da moeda, ou melhor, da notícia, escritos por pessoas que realmente entendem do assunto: jornalistas políticos que já presenciaram de tudo ao longo de suas carreiras. E, aliás, algumas partes do livro foram "inspiradas" em acontecimentos reais.

Eu pensei em dar quatro estrelas para o livro porque a história é ótima, bem construída, com personagens fortes, mesmo que dois pontos tenham me incomodado: a diagramação teve alguns errinhos. Nada que atrapalhe a leitura, mas como eu tenho esse "TOC literário", qualquer coisa fora do lugar já me incomoda, e, outra coisa, foi o excesso de palavrões, porque senti que alguns trechos ficaram um pouco forçados. Entretanto, pela coragem dos autores de explorar a corrupção, um tema tão polêmico, mas que precisa, de fato, ser problematizado, eles merecem 5 estrelas!

Classificação:

Ufa... a resenha ficou grande, mas era preciso falar todos os detalhes de um livro tão bom quanto esse!

*Publieditorial. Livro cedido pelo Grupo (sic). Opinião real da blogueira.

16 comentários:

  1. Ótima resenha e mais uma vez obrigado por aceitar o desafio de resenhar o livro! Vejo muitas pessoas comentando que não gostam de política, que evitam o tema. Porém, gostando ou não, é a política que move nossas vidas. Tudo está relacionado a ela ou não! Porém, a escolha por melhorias está em nossas mãos, ou melhor, no nosso voto. E certamente as pessoas poderão escolher melhor seus representantes nas diferentes esferas do poder sem saberem o que realmente acontece nestes locais.

    Desta maneira, o livro Entre Quatro Poderes discute o relacionamento entre as pessoas que comandam a política brasileira, reunindo histórias fictícias similares a casos vivenciados pelos autores.

    Entre Quatro Poderes é um romance cujo protagonista é Churrasco, o prefeito da cidade de Suares, que ao perceber que a Polícia Federal está na cidade para prendê-lo, começa a repensar suas ações no comando do Executivo.

    A publicação traz ao público o que acontece nos bastidores da política e quase nunca é divulgado. O romance se passa na cidade fictícia de Suares, porém, representa a realidade política enfrentada em muitos municípios em todo País. Certamente será uma obra literária que aguçará as discussões sobre o verdadeiro papel do político frente as demandas do povo.

    A iniciativa de escrever o livro germinou de repetidas discussões sobre política, quase que diária, depois do expediente de trabalho. Diante das muitas interrogações surgidas das conversas entre os quatro jornalistas, surgiu a ideia de se pesquisar sobre o assunto e colocar tudo no papel. Decidimos pela ficção e criamos personagens para situações que já foram diversas vezes estampadas em capas de jornais.

    Na verdade, o que os quatro pretendem com o leitor é que ele, na sua leitura, entenda como é o processo político, principalmente no caso dos escândalos e da corrupção. Como isso acontece, e como, muitas vezes, mesmo inocentes, e bem intencionados, alguns políticos são envolvidos. A história se desenvolve de forma que o próprio leitor terá a sua interpretação, quanto à inocência ou a culpa de um ou outro político.

    Claro que tem culpados na nossa ficção, e inocentes, e que tudo, se bem entendido na leitura que faz o leitor, tem um porquê, e esse julgamento será feito conforme o entendimento dessa leitura.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson, eu que agradeço pela confiança no meu trabalho. Desejo todo o sucesso do mundo para vocês e para o livro! Gostaria muito de ter a oportunidade de ler um novo livro desse quarteto... quem sabe no futuro? Abraços!

      Excluir
  2. Adorei sua dica, nunca li esse livro e ja estou super curiosa.. E ja me encantei com a capa!!
    Beijos linda!
    www.universodasmulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é muito linda mesmo! Ela é bem minimalista, mas tem um efeito muito legal! Beijão!

      Excluir
  3. Uauu legal heim.... adoreii a resenha beijos
    http://www.blzinteligente.com/

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante da resenha do livro.
    Beijinhos.
    http://www.estilosaefeminina.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Guta! Tudo bem? Adorei a resenha! Esse livro tem uma premissa bem interessante. Acho muito legal o fato dele tratar sobre temas polêmicos, pois muitos autores não tem coragem de fazer isso. Colocar o dedo na ferida e tratar sobre temas espinhentos... Espero ler a obra algum dia! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tony! Isso foi o que mais gostei no livro: a coragem dos autores. A gente sabe que política é um tema polêmico, ainda mais no Brasil, mas eles conseguiram recriar um ambiente muito legal no livro. Se conseguir, leia! Beijão!

      Excluir
  6. Confesso que este livro não me interessou muito, sei la. Achei que era um romancezinho pelo título e quando percebi que não é bem isso meio que desanimei. A sinopse é bem inquiridora e nos deixa com a pulga atrás da orelha, mas depois da resenha percebi que não vai ser um livro que vai me instigar. Então, este eu passo. Beijos.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena, Li! A história é ótima, mas a pessoa tem que gostar bastante do tema pra conseguir aproveitar a obra...Beijão!

      Excluir
  7. Oláá, tudo bem?
    Antes de tudo, confesso que a primeira vez que vi o título li ''Entre quatro paredes'' kkkkkkkkk Acho que é o costume dos gêneros que estão em alta.
    Esse livro parece ter um enredo interessante, a sinopse deixa um certo suspense no ar, fiquei curiosa.
    Adorei demais sua resenha, eu leria sim.
    Beijos!
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, Masen, acredita? hehehehe É a febre "50 tons"! Que bom que gostou da resenha! Beijão!

      Excluir
  8. Olá! Q bacana o enredo desse livro! A capa é muito inteligente também. Gostei!
    Fiquei tentado a ler.

    Adorei seu blog. Te sigo. *--*
    Bjão.
    Blog Vida & letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, Diego! Não só a capa é inteligente, a história toda é! hehehe Beijão!

      Excluir

Seu comentário aqui é sempre bem-vindo! Volte sempre!

Opinada - 2015. Todos os direitos reservados. Design criado por: Augusta Saraiva. Tecnologia do Blogger. imagem-logo