04/06/2015

Resenha: Testemunha Silenciosa - Gallatin Warfield

Testemunha SilenciosaNome: Testemunha Silenciosa (1996)
Autor: Gallatin Warfield
Editora: Record
Páginas: 412
Sinopse: Granville Lawson, um menino de oito anos, é a única pessoa que presencia o bárbaro assassinato de um casal de velhinhos. Gardner Lawson, promotor municipal e pai do garoto, quer colocar o responsável pelo crime na cadeia, e já tem um suspeito. Só não tem testemunha: traumatizado com o que viu, Granville não consegue lembra de coisa alguma...
Um dos meus hobbies é garimpar sebos, e foi lá que eu encontrei o volume de hoje: Testemunha Silenciosa, do Gallatin Warfield. Comprei esse livro na liquidação de um sebo que estava fechando, e acho que não paguei mais do que R$5 por ele, o que valeu super a pena, para um grande achado desses (mesmo com o ataque de rinite que eu tive depois de ler ele todo empoeirado). 

O livro conta a história de Gardner Lawson, o promotor de uma pequena cidade dos Estados Unidos que tem que lidar com uma situação muito difícil: um casal de idosos foi assassinado e a única testemunha do caso é seu filho Granville. Entretanto, o garoto ficou traumatizado com o que presenciou e por isso seu pai não sabe o que escolher: fazer justiça ou a saúde mental da criança.

Confesso que no começo o livro parece bastante clichê e monótono. Logo de cara somos apresentados a Gardner, um promotor norte-americano e herói do livro, que estaria predestinado a descobrir quem é o culpado pelo crime e a salvar o dia. Já adianto que isso não muda, Gardner é sim o mocinho, mas é muito legal ver o desenvolvimento dele e todos os problemas que ele enfrenta ao ter que decidir entre a lei e o bem-estar do seu filho.

O que mais gostei no livro foi poder saber um pouco mais sobre o direito estado-unidense. Mesmo que eu não queira cursar Direito, gosto de entender como as leis funcionam, e mesmo que o livro seja ficcional, seu embasamento é real. E Lawson, por mais que esteja em uma saia-justa, leva a lei muito a sério.

Ao longo da leitura eu senti muita pena do pequeno Granville, que mesmo tendo que lidar com um trauma psicológico fortíssimo, ainda era obrigado a estar envolvido na guerra de seus pais. Por falar nisso, a mãe do menino é uma vaca, sem eufemismos. Ela atrapalha o andamento do processo, e o pior de tudo: usa seu filho como modo de atingir o ex-marido. Nota 0 como mãe!

Esse livro merece 4 estrelas pelo conjunto da obra. Mesmo a história sendo um pouco clichê, ela flui muito facilmente, e as mentes dos personagens são trabalhadas a fundo. Por mais que a história seja policial, o foco não é descobrir quem é o assassino (mesmo que eu tenha me surpreendido com o desfecho), e sim trabalhar as relações de pai e filho, o que acho que o autor fez muito bem.

Classificação:

Então é isso, pessoal. Espero que tenham gostado da resenha!

20 comentários:

  1. Gente, menos de R$5? Eu quero!!! haha Amo sebos <3
    Quanto ao livro eu ainda não conhecia e acho que não faz muito meu estilo literário, sabe? Mas parece ser bem interessante. Bjs, Guta!

    http://www.mayaravieira.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sebos são a melhor coisa do mundo! <3 Pena que não é seu estilo, May... Beijão!

      Excluir
  2. O QUE?

    adorei *--------*

    beijos,

    Isabella | http://isabellalessa.com/

    ResponderExcluir
  3. nossa, super barato e parece um livro bem legal que eu ainda nao conhecia!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Oi Augusta, um verdadeiro achado esse livro pelo preço rs Sobre a história fiquei bastante interessada... Principalmente porque faço graduação em Direito e tudo o que aborda temos sobre, me desperta o interesse.
    Bjus e bjus^.^ Um ótimo fim de semana.
    http://thathabulle.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que você fazia direito, Tha! Então acho que você vai gostar bastante! Beijão!

      Excluir
  5. Adoro livros policiais. ♥
    Realmente deve ter valido a pena, pois parece uma historia ótima e por um ótimo preço. Não conhecia. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Blog Jéssica Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu muito a pena! Mesmo que o livro fosse ruim, por esse preço já era um achado! hehehe Beijão!

      Excluir
  6. Oi! Tudo bem?

    Gostei muito da sua resenha! É a primeira que leio desse livro e preciso dizer que, de acordo com o que achou da leitura, de fato essa compra valeu super a pena - ainda mais com esse precinho de banana super em conta!

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros - docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Guta! Tudo bem? Pela capa do livro, eu não compraria ele (achei ela muito sem graça, sabe?), mas lendo sua resenha pude perceber que o livro é bem bacana. Espero lê-lo algum dia! Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, nisso eu concordo, Tony. A capa é horrivelmente sem graça! hehehe Beijão!

      Excluir
  8. A resenha é bem legal , eu já teria parado de ler na parte em que ele parece clichê e monótomo haha
    http://geoaraujoand.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena, porque ia perder uma ótima história! hehehe Beijão!

      Excluir
  9. Gosto muito de sebos hahaha pena que aqui na minha cidade não tem nenhum, dai sempre tenho que ir na cidade vizinha se quiser comprar :S Muito bom quando achamos livros bons como esse com um preço tão legal, né?
    Já estou seguindo o seu blog, abraço!
    (Poderia comentar o meu blog? Estou começando agora. http://entremundosliterarios.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim? Que pena! Eu amo sebos, e mesmo aqui na cidade não tendo muitos, os que tem são como minha segunda casa! Beijão!

      Excluir

Seu comentário aqui é sempre bem-vindo! Volte sempre!

Opinada - 2015. Todos os direitos reservados. Design criado por: Augusta Saraiva. Tecnologia do Blogger. imagem-logo