23/09/2015

Por que o clipe da Lady Gaga nos fez enxergar o que não queremos ver?

Gaga, nunca fui tua melhor fã, mas passei a te admirar ainda mais depois desse clipe, irmã.

Ao contrário de outros trabalhos de Lady Gaga, o clipe de Till It Happens To You não conquista o público pelo seu apelo irreverente e alegórico. Ele é frio, direto e sem pudores. Sua irreverência está numa crueldade cotidiana a mulheres do mundo todo. Mas por que é tão tocante? Porque retrata um crime que atingirá pelo menos 20% das universitárias estado-unidenses até o final do ano: o estupro.

E por que ninguém fala sobre isso? Para as universidades - algumas com renome internacional, como Harvard e Columbia -, enfrentar a dura realidade que atinge suas (e seus, não podemos esquecer que esse quadro não é exclusivamente feminino) estudantes, seria difamar a imagem que elas vêm construíndo há séculos. Entretanto, calar-se não têm sido uma opção para os estudantes violentados.

A discussão dentro dos campi tornou-se tão grande que nessa luta o bom senso acabou ganhando mais um poderoso aliado: o governo norte-americano. Além da pressão para que os crimes ocorridos nos campi passem a ser tratados em Tribunais, e não mais internamente, nos Conselhos de Campus (que vinham absolvendo uma maioria esmagadora de acusados), foi criada a campanha It's On Us, que visa conscientizar pessoas do mundo todo quanto à cultura do estupro (como se fosse muito difícil explicar para as pessoas que "não" é "não").

A grande verdade é que nós ainda não vemos a violência sexual como o ato repugnante que é. Estupro ainda é justificado pelo descontrole masculino ("ai, sabe como é difícil pra um cara se controlar"). A culpa ainda é da vítima ("ela estava pedindo" ou o agressor "não tem culpa de ela ser tão gostosa"). Ainda insistimos em fechar os olhos para um problema que atinge mulheres como eu, como você, como sua mãe e sua namorada. Mas não é conveniente para nós fazemos isso; mulher foi feita pra servir mesmo, não é?

Acontece que, em pouco mais de 6 minutos de vídeo, Gaga se junta ao grito feminista que ainda está preso nas gargantas de muitas de nós há séculos e transmite o que todas nós mulheres sentimos em nosso âmago: compaixão - e não pena - pelas nossas irmãs, violentadas diariamente em todos os cantos do mundo. Irmãs por vezes sem rosto, sem voz, mas que guardam no fundo do peito uma dor profunda, um sentimento de impotência, e até de culpa. As que nunca passaram por isso tentam entender, ajudar. Mas a mensagem da cantora, que é mais uma das vítimas desse quadro gigantesco de violência sexual, é clara: you'll never know, till it happens to you (você nunca entenderá, até acontecer com você).

8 comentários:

  1. Gente, que forte! A mensagem da música é o que eu sinto. Eu posso tentar entender, me colocar no lugar de uma mulher, amiga, irmã que sofreu esse abuso. Mas é muito diferente. É um trauma grande demais. Espero que a sociedade mude. Que se eduquem as pessoas para respeitar a vontade alheia, finalmente. É o mínimo.

    Post maravilhoso, Guta, parabéns!

    Ray Menezes
    Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
  2. Guta.....

    Que bom que você voltou :)

    Esse clipe da Lady Gaga é incrivel e muito forte. Algo tem que ser feito, alguém tem que fazer algo, na minha cidade já é o 7 caso de estupro numa Universidade e os culpados continuam soltos. É uma vergonha!
    Isso é muito mais que feminismo... É necessário respeito e igualdade.

    Post maravilhoso!

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gaga sempre aborda assuntos delicados, admiro muito o trabalho dela em geral! Sempre fui fã e continuo sendo. O clipe ficou super forte mas alguém tinha que falar sobre isso né... Ninguém melhor que ela!

    www.nahboa.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Augusta, também não sou grande fã da Gaga, mas tenho que concordar que essa reflexão e essa discussão são muito mais que necessárias. Parabéns pelo post, está fantástico. Deveríamos ter providências mais amplas no Brasil também, já que isso não acontece apenas nos Estados Unidos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Esse clipe da Gaga lacrouuu todos esse ano <3
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Guta!
    Não sou fã da autora, porém, esse novo clipe é ou pode ser um dos mais importantes da careira dela, não em questão de sucesso total, mas por nos alertar um pouco mais a respeito do assunto. Não sabia que essa cultura pobre do estupro era tão grande dos Estados Unidos.

    Beijos
    http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Guta, tudo bem?
    Então, eu ando beeee desatualizada sobre oundo pop desde que parei de assistir Acesso MTV (faz muito tipo mesmo rsrsrs) então ainda não conhecia a música, mas amei após seu post! Vlw pela dica e pela 'opinada' haha
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem-vindo! Volte sempre!

Opinada - 2015. Todos os direitos reservados. Design criado por: Augusta Saraiva. Tecnologia do Blogger. imagem-logo