28/10/2015

30 linhas foi pouco: tudo que faltou espaço para falar no ENEM

Nesse final de semana teve ENEM. 
Teve Simone de Beauvoir. 
Teve a problematização da violência contra a mulher. 
Teve (um basta na) cultura do machismo.

Faz tempo que venho utilizando esse espaço do blog para falar sobre um assunto tão necessário de ser tratado, e que ainda não recebe devida atenção, mesmo no século XXI: o machismo. Tenho orgulho de dizer que volto grande parte da minha produção textual (que não é tão extensa, nem tão relevante) para esse tema. Por quê? Porque o machismo é problema meu. É problema seu. É problema de todos nós. Não podemos fechar os olhos para uma cultura que mata - pessoas e sonhos - diariamente.

Um resumo do meu final de semana: Sábado, 24 de Outubro de 2015, 13h30. Fiscal entrega a prova. Caderno branco. Abro. Questão número 1. Tema: o movimento feminista no século XX. Confesso que fui fazer o primeiro dia de provas bem tranquila, já que essa edição do exame serviu apenas como "treino" para mim. Acontece que depois de abrir a prova e me deparar de cara com uma questão dessas, ganhei um gás extra que me fez ir muito melhor naquele dia. Aí para melhorar vem aquele tema de redação no domingo. Obrigada, INEP!

Mas, a bem da verdade, os acontecimentos do final de semana não foram suficientes para acabar com todo o machismo existente no mundo (e eu nunca pensaria uma hipocrisia dessas!), mas mostrou dados altíssimos, que tendemos a ignorar, a mais de 7 milhões de brasileiros que realizaram a prova. E melhor ainda: fez com que essas pessoas refletissem e argumentassem sobre isso.

Não sei para vocês, mas para mim 30 linhas foi muito pouco para expressar tudo o que - no meu ponto de vista - precisava ser dito. Não se enganem, minha redação não foi somente sobre o machismo. Foi focada na violência verbal. Aquela mesma que já é tanta que acaba passando despercebida pela gente. Mas é claro que não pude deixar de citar o antagonista deste post como causa disso tudo.

O textão nosso de cada dia de hoje é só um desabafo, já que tudo que eu quis dizer não coube na folha de redação. Obrigada por me ouvirem!

4 comentários:

  1. Também achei 30 linhas muito pouca para abrir os olhos dos que estão lá em cima e ignoram o machismo.
    O bom é que muitos se tocaram, ainda bem e espero que cada dia que passe alguém deixe de ser machista pq isso leva até a morte e é triste!

    m-eusvicios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Só para você ter uma noção do que senti: meu texto consumiu o rascunho da redação de metade do rascunho de cálculos. 30 linhas não foram suficientes mesmo! Poderia ter escrito um livro sobre este tema. Obrigada, INEP, por uma prova horrível, mas um tema de redação fabuloso!

    isxbelly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Augusta, foi o tema mais incrível do Enem. ♥ Por um mundo menos machista, por favor!! Pelo menos essa prova fez muita gente refletir sobre o assunto. Espero que daqui a pouco, essa palavra suma do vocabulário. :)

    Um beijo,
    Carol
    www.pequenajornalista.com

    P.S: boa sorte para você. Mesmo que tenha sido só um teste, espero que tenha ido bem!! Depois mostra a redação aqui. ;-)

    ResponderExcluir
  4. Tenho que concordar com você em tudo, afinal, o que são 30 linhas comparados a anos de sofrimento das mulheres que muitas vezes são injusticadas. Não teve tema melhor para esse Enem, simplesmente superou as minhas expectativas.
    http://www.virandomoda.com

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem-vindo! Volte sempre!

Opinada - 2015. Todos os direitos reservados. Design criado por: Augusta Saraiva. Tecnologia do Blogger. imagem-logo