22/10/2015

Resenha: O Menino da Mala - Lene Kaaberbøl e Agnete Friis

Nome: O Menino da Mala (2013)
Autor: Lene Kaaberbøl e Agnete Friis 
Editora: Arqueiro
Páginas: 256
Sinopse: “Você adora salvar as pessoas, não é? Bem, aqui está a sua chance.” Mesmo sem entender o que sua amiga Karin quer dizer com isso, Nina atende seu pedido e vai até a estação ferroviária de Copenhague buscar uma mala no guarda-volumes. Dentro, encontra um menino de 3 anos nu e dopado, mas vivo. Chocada, Nina mal tem tempo de pensar no que fazer, pois um brutamontes furioso aparece atrás do garoto. Será que ela está diante de um caso de tráfico de crianças? Sem saber se deve confiar na polícia, ela foge com o menino e vai à procura de Karin, a única que pode esclarecer aquele absurdo.Quando descobre que a amiga foi brutalmente assassinada, Nina se dá conta de que sua vida está ameaçada e que o garoto também precisa ser salvo. Mas, para isso, é necessário descobrir quem ele é, de onde veio e por que está sendo caçado.
Sua melhor amiga - com a qual você brigou há anos - liga para você e pede um favor um tanto quanto estranho. A ordem é clara: pegar uma mala na Estação Central. Mas e se dentro dessa mala se encontrasse uma criança nua, dopada e provavelmente estrangeira, o que você faria? Foi com essa situação que a enfermeira Nina Borg se deparou.

Quando li a sinopse do livro e vi que era de origem nórdica, confesso que ele me lembrou muito a trilogia Millenium. Só que tudo não passou de uma mera ilusão (de um jeito bom!!!). Nina não tenta se parecer com o jornalista Mikael Blomkvist. Pelo contrário, enquanto ele é motivado por uma oportunidade financeira, a enfermeira tem um instinto maternal que carrega ao longo de toda a sua jornada. É emocionante a forma com a qual Nina transmite seus medos, dando uma dramaticidade muito real à história.

Já na Lituânia, encontra-se Sigita, a mãe do menino desaparecido, que acordou sem lembrar de nada do que aconteceu em uma cama de hospital. E o pior é que nem a polícia nem o seu ex-marido acreditam na sua história. Acontece que o motivo de seu filho ter sido levado pode ter a ver com o passado que a mulher insiste em querer esquecer.

O que mais gostei no livro foi o fato de ele explorar situações atuais da política internacional. Por exemplo, nas horas vagas Nina trabalha como voluntária para uma rede que visa dar auxílio a refugiados ilegais que vivem na Dinamarca. Além disso, os conflitos vão desde tráfico humano (tema central) e prostituição infantil até intolerância religiosa.

De fato, somos apresentados a personagens muito complexos, de diferentes classes sociais e nacionalidades. E pelo livro ser escrito em diversos pontos de vista, podemos conhecer a fundo a personalidade de cada um deles. Destaque para Jucas, o antagonista que tem um história muito triste por trás.

Por último, só queria deixar registrado meu parabéns à tradução da editora Arqueiro. Fazia tempos que eu não lia um livro deles, e não lembrava do fato de a diagramação ser tão impecável. Além disso, tem que ter muito talento pra fazer um tradução maravilhosa dessas do dinamarquês!

Classificação:

E aí, gostaram da resenha? Leriam ou não? Até a próxima!

10 comentários:

  1. Confesso que a capa deste livro me chamou atenção, linda!

    A sinopse é instigante, leria facilmente este livro, na verdade, agora eu quero ler!

    Seu complemento ficou muito bom, gostei de saber que aborda o trafico humano, policia internacional... Assuntos realistas, sou encantada por essa vertente.

    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
  2. Que capa linda, nunca li esse livro.. Estou bem curiosa *-*
    Beijos <3
    www.universodasmulheres.com
    Me siga no -> Instagram

    ResponderExcluir
  3. Oláá Guta
    Nossa, que capa mais incrível!
    A resenha me deiixou mega curiosa para ler esse livro, parece ser uma história instigante.
    Eu já li o livro Angus sobre mitologia nórdica e super te recomendo, sou bem fascinada por mitologia, então com toda certeza quero ler esse livro. *O*
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  4. Oi Guta!

    Que resenha maravilhosa, tenho muita vontade de ler esse livro. Procurei dia desses pra comprar e não tava achando e acabei esquecendo. Vou procurar de novo! hahaahahha

    Beijos!

    Cintia
    http://theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Augusta, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas fiquei super animada com sua resenha. Uma história que parece ter profundidade. Um tema atual e difícil.
    Mais um pra lista. E gostei muito da capa.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Flor
    Tudo bem?
    Eu não conhecia o livro mas de imediato, achei a capa bastante curiosa, mas parece fazer todo sentido com a Historia não é mesmo? a premissa me conquistou, o livro de fato a sinopse chama a atenção do leitor, e o Tema abordado também e algo a ser pensando, na verdade são Varioas não é? gostei bastante e espero ter a oportunidade de lelo.
    adorei Resenha.
    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi,

    Eu li esse livro e me encantei pela história, apesar de se passar com personagens em situações completamente diferentes, conseguimos sentir o drama de cada um deles. Recomendo a quem ainda não leu.
    Resenha perfeita.

    Beijos
    Katia Angelica

    ResponderExcluir
  8. O enredo lembra muito algo que li a um tempo, que também contava uma estória bem forte. Agora não me lembro o título, infelizmente. Fiquei com vontade de ler!

    Beijos, Pri
    vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. ah eu gostei!!! achei bem interessante! agora eu quero!

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  10. Quero muito ler! Só li elogios desse livro, pelo jeito ele está impecável. haha ótima resenha, beijos!

    www.nahboa.com

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem-vindo! Volte sempre!

Opinada - 2015. Todos os direitos reservados. Design criado por: Augusta Saraiva. Tecnologia do Blogger. imagem-logo