02/10/2015

Resenha: A Mansão Hollow - Agatha Christie

Nome: A Mansão Hollow (1946)
Autor: Agatha Christie

Editora: Nova Fronteira

Páginas: 256

Sinopse: Um inofensivo convite para almoçar na Mansão Hollow logo se transforma em mais um caso a ser desvendado por Hercule Poirot. A cena do crime parece um tanto artificial - o corpo de um homem agonizando na beira da piscina, sua mulher logo ao lado segurando um revólver, e ainda três testemunhas. Seria na verdade uma encenação, uma brincadeira de mau gosto para provocar o detetive? Infelizmente, para a vítima, não.

Mais um livro da Rainha do Crime, Agatha Christie, para a minha coleção! Dessa vez, o escolhido foi "A Mansão Hollow", um dos livros menos conhecidos da autora, mas que foi uma surpresa extremamente positiva para mim.

Ao receber um convite para almoçar na casa de seus vizinhos, os Angkatell, Hercule Poirot não imaginava presenciar um assassinato. Aliás, ao chegar e se deparar com a cena, ele acredita que o que estava acontecendo não passava de uma "pegadinha de mal gosto" promovida por Lady Angkatell, uma ex-primeira dama muito energética, um pouco esquecida e com um ímpeto de sempre agradar a todos.

Mais uma vez, Agatha Chistie deu show na construção das personalidades de seus personagens. Todos eram intrigantes e um tanto quanto... viciantes. Entretanto, fiquei um pouco chateada com as descrições físicas dos personagens; elas só foram dadas para lá da metade do livro, ou seja, quando todos já estavam muito sólidos na minha imaginação!



Queria falar um pouco sobre Midge, a única personagem que em nenhum momento foi considerada suspeita. Ela é uma Angkatell, como todos os outros, mas que, ao contrário de seus primos, dá duro diariamente pelo próprio sustento. Ela é inteligente e independente, mas ao mesmo tempo é muito doce e altruísta. Gostei bastante da forma que Agatha desenvolveu seu relacionamento com Edward. Fofos demais!

Quanto ao desfecho, mesmo que eu (obviamente) não tivesse desvendado o mistério, não acho que foi nem de longe o mais bem trabalhado da autora. Mas a verdade é que gostei muito do livro, que, como já disse, não teve seu auge no assassinato, mas na personalidade e nas relações intra e interpessoais dos personagens. A cada nova leitura, Agatha Christie me mostra uma nova face sua.

E aí, o que achou da resenha? Quer conferir mais resenhas da Agatha Christie? Confira Assassinato no Expresso do Oriente.

40 comentários:

  1. Não li esse ainda, mas gosto muito de toda a trama de mistério e dos personagens que a autora cria. São sempre muito bem bolados e gostosos de ler, de dar friozinho na barriga com o desenrolar.
    Sou apaixonada por essas versões de capas maravilhosas, quero recomprar meus livros dela já! POWQEPOW
    Beeijo

    www.allthingsblue.com.br

    ResponderExcluir
  2. Agatha é sempre sensacional! Estou de olhos nessas novas edições, uma mais linda que a outra!
    http://torradascomcha.blogspot.com.br/2015/09/a-trilogia-mara-dyer-resenha-clube-do.html?m=0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não achei UM livro dela que não fosse bom! <3 Beijão!

      Excluir
  3. Olááá Guta, tudo bem??
    O próximo da Agatha que irei ler será o Cartas Na Mesa, mas com base nesta premissa e nessa resenha incrível o livro Mansão Hollow virá logo depois, parece ser fascinante apesar de a descrição dos personagens terem demorado (confesso que isso também me chateia), mas ok né?! ^^
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elo! Ainda não li "Cartas na Mesa", mas "Mansão Hollow" vale muito a leitura! Beijão!

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu tô entrando nesse mundo da Agatha Christie só agora, estou lendo Um corpo na biblioteca! Ainda não tenho uma opinião formada, nem poderia, estou no começo, mas fiquei curiosa pois conheço muita gente que ama essa autora e eu quis saber qual era a da escrita dela, rsrsrs
    Sua resenha é mais uma das que eu vejo positivas sobre uma obra dela! Em breve vou resenhar esse que estou lendo!

    Beijinhos, Hel.
    http://leiturasegatices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li esse, mas é um dos mais famosos e mais recomendados. Começou bem, Helena! Beijão!

      Excluir
  5. Olá Augusta, tudo bem?
    Ótima resenha, o livro parece ser muito bom. Acho o máximo aqueles livros que você não espera o final!
    Nunca li nada da Agatha Christie, quando eu terminar os milhões de livros que tenho acumulados aqui, estou pensando em ler algum dela!
    Na verdade eu comecei um livro dela, mas achei um pouco enrolado no começo e acabei desistindo.
    Você já leu Sherlock Holmes? Eu li só um, mas gostei bastante!
    Beijo!

    http://brigadeirodeamora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta dar uma chance pros livros, eles merecem! Ainda não li nada do Sherlock, mas quero muito ler! Beijão!

      Excluir
  6. Oi Guta, tudo bem?
    Eu adoro a Agatha. Ela é a minha autora preferida em suspense. Ela sabe criar um enredo que te prende do início ao fim. E é uma das poucas, que não consigo adivinhar o desfecho das histórias.
    Gostei muito da sua resenha.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Mais uma resenha de Agatha Christie e mais uma vez eu digo que nunca li nada dessa autora e já estou me sentindo um ET, hahaha... Preciso ler algo dela urgente! Muito boa sua resenha!

    Beijos
    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com.br
    Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim! Ninguém pode morrer sem ler ao menos um livro dela!!! hehehe Beijão!

      Excluir
  8. Caramba! Acredita que eu ainda nao li nenhum livro da Agatha? Nao porque nao quero, mas porque me falta dinheiro e ainda nao encontrei uma promoçao boa nesses sites literairos com os livros dela. Ultimamente to vendo promoçao so de livro de youtubes (nao que eu nao goste, eu amo), mas queria achar alguma promoção dela pra poder ler :( Alias, bem que podia ter uma promoção de livros nacionais, pq ta sendo lançado tanto livro nacional bom que posso morrer de amores por eles hahahah Adorei sua resenha e a foto ficou linda :3
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior é que nessa minha edição eles são beeem caros. Eu dei sorte que comprei numa super promo da Submarino! hehehe Beijão!

      Excluir
  9. Oi Augusta!
    Nunca li um livro da Agatha :( mas confesso que sou louca para ler, qual você me indica para começar?

    Ah, indiquei você para fazer uma TAG lá no meu blog, dá uma conferidinha lá <3
    Beijos!
    http://estantedorefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nenhum livro de Agatha, ultimamente tenho lido tão pouquinho :( e me faz uma falta...
    Gostei da resenha desse livro, com certeza leria.
    Beijos!!

    www.impulsofeminino.com

    ResponderExcluir
  11. Ainda não conhecia a autora e amei a capa do livro, a resenha ficou muito boa. Deve ter sido muito ruim ter imaginado os personagens de uma forma e no meio do livro vir a descrição correta! :)
    http://corujasemasas.blogspot.com.br/
    Beijos! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas confesso que não consegui me adaptar à descrição "oficial" hehehe Beijão!

      Excluir
  12. Oi, Guta, tudo bem?

    Eu amo o gênero policial, mas acredita que eu nunca li um livro da rainha do crime? É vergonhoso, eu sei!
    Quando a Nova Fronteira lançou essas edições lindas eu quase comprei, mas faltou grana! hahahaha
    Porém, tenho três livros da Agatha na minha lista da Black Friday! Tomara que eles entrem em promoção!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  13. Vou dizer uma coisa que vai te deixar brava/chateada: nunca li nada da autora! Na verdade, comecei um quando era muito novinha e acabei largando. Mas ler os livros dela está nos meus planos!
    Gostei muito da sua resenha, e as capas dessas novas edições são lindas né?
    Beijos.

    http://imperfeitaas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Guta, eu adoro ela!!
    Amei sua resenha... acho que uma característica da Agatha é justamente essa construção maravilhosa que ela faz dos personagens! Você podia fazer resenha do "elefantes não esquecem" que está na minha lista! hauahuaha Mas não sei se passo ele na frente de outros ou não! rsrsrs

    Bjinhos
    JuJu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!!! Ela sempre se preocupa muito com a descrição deles, e eu amo tanto isso nela! Esse eu ainda não li, mas vou adicionar na minha listinha por ti! hehehe Beijão!

      Excluir
  15. Oi, tudo joia?
    Até hoje não consegui ler nada da autora por falta de tempo, estou tentando por em dia minhas leituras pendentes, ai já viu né? hahaha,
    Tenho uma curiosidade em ler essa série de livros, vejo muitas pessoas comentando, mas até dezembro vou ver se pego para ler haha.

    Beijos♥
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Guta,

    Amo a Agatha... Ela é arrasa sempre! Ainda não li esse livro, pretendo ler. Ta na minha lista e essa edição é linda demais.
    Adorei a resenha!

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oie!!! Ainda não li esse, mas Agatha é vida, então vai para a lista :P
    Falando sério, amo a escrita dela e a forma como ela trabalha tanto os personagens como os mistérios, a descrição dos personagens demorar tanto me incomoda um pouco.
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
  18. Já ouvi falar desse livro, inclusive gostei bastante da sua resenha, porém eu não sou muito fã de historias assim.
    Beijo.

    http://larissabebber.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Já li sobre o livro em outro blog, eu adoro livro do tipooo. Mas agora estou na fase daqueles de estilo de auto ajuda sabe? Estou amando.

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
  20. Pelo visto, é um livro muito interessante!

    Beijos,
    BLOG JÉSSICA ALVES

    ResponderExcluir
  21. Cadê você? VOLTA LOGO! Enfim, eu amo os livros dela! São incríveis acho o mais surpreendente o do expresso oriente, aquele sim me fez ficar tipo "não creio nisso!!", mas enfim, gostei da resenha, mesmo você dizendo que não é o melhor da autora.

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Guta, queria saber se já saiu o resultado desse sorteio http://www.opinada.com/2015/07/sorteio-de-5-anos-do-blog-7-livros-2.html, nunca encontrei :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Já saiu sim. As vencedoras foram Andressa Bernardes, Carla Wolf e Marcela Santos! (Peço mil desculpas por não divulgar por aqui!!!)

      Excluir
  23. Preciso muito ler alguma coisa da Agatha Christie. Tenho alguns títulos no meu skoob, mas nunca encontro tempo, e sempre encontro resenhas falando superbem!

    Beijos, Pri
    vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Nossa, já pensou ir almoçar na casa dos vizinhos e já presenciar um assassinato?! :O
    Ainda não li esse livro, mas já fiquei super interessada.
    Beijos
    Infinita Feminice

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem-vindo! Volte sempre!

Opinada - 2015. Todos os direitos reservados. Design criado por: Augusta Saraiva. Tecnologia do Blogger. imagem-logo