27/12/2015

Resenha: Coisas do Coração - Joana Amorim

Título: Coisas do Coração (2015)
Autor: Joana Amorim
Editora: Autografia
Páginas: 190
Sinopse: Coisas do coração é um livro de pensamentos sentidos verdadeiramente, não só poesias mas todo sentimento que vem a tona quando se está apaixonado. É um tornado de sentimentos que devasta a alma e depois pede perdão ao coração, que como sempre perdoa tudo. É um apelo pelo sentimento que já não se têm quase nenhum respeito humano por ele, e que muitas pessoas já desistiram de sentir e transformam suas vidas em um prático convívio por medo de amar, sim é o amor, é ele que move o mundo de todas as formas. Não tenha medo, ame incondicionalmente. (Via Skoob)

Fazia tempos que não lia um livro inteiro só de poesias - e mesmo não sendo meu estilo literário preferido, fiquei encantada com "Coisas do Coração", minha primeira leitura da Joana Amorim, uma autora extremamente talentosa e carinhosa que eu tenho orgulho de ter como parceira.

Este livro tem como tema principal o amor, em sua forma mais pura e simples. Através de poemas, sentimos as mais diversas sensações consequentes desse sentimento: angústia, medo, carinho, saudade, etc. Confesso que durante a leitura não pude deixar de lembrar de "Monte Castelo", o sucesso do Legião Urbana que traz eu sua letra trechos da Bíblia e de Lusíadas, de Camões. Essa canção tem tudo a ver com o livro, pois trata do amor como sentimento sublime, que nem sempre traz alegria, mas que é necessário a todo ser humano.


A escrita da autora é muito fluída, de modo que devorei as quase 200 páginas do livro em bem menos do que uma tarde. Além disso, seu estilo é completo sem ser complexo, ou seja, a interpretação não é difícil, o que torna "Coisas do Coração" um livro para todos os públicos, mesmo para os iniciantes nesse gênero.

Meus poemas preferidos foram "Conhecendo o amor", "Eu errei" e "Amor e ódio", mas a maior parte deles me tocou profundamente, de formas boas e ruins. Senti uma salada mista de sentimentos enquanto lia essa belíssima obra, e talvez seja por isso que depois dessa leitura senti minha alma mais leve.



Indico a leitura a todos que adoram uma boa história de amor (ou várias, nesse caso). É uma das coletâneas de poesia nacionais mais estruturadas que já vi, e nela tudo me parece se encaixar perfeitamente: desde a fonte utilizada à arte da capa. Quem ler esse livro terá a sorte de ter a sua alma tocada, mas, para isso, é preciso deixar-se levar pelas palavras da Joana.

Classificação:

*Publieditorial. Livro cedido pela autora Joana Amorim. Opinião real da blogueira.

14 comentários:

  1. Esse livro parece ser super apaixonante!
    Amei a resenha e amei conhecer o seu blog, meu blog: http://ginabero.blogspot.com.br beijos Gi!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Guta.
    Estou encantada com essa resenha e bastante ansiosa para conhecer mais sobre autora e obra :)

    Blog Entretanto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju! Que saudades de te ver por aqui! Vale a pena a leitura, viu? Beijão!

      Excluir
  3. Olá, Augusta. Tudo bem?

    Gostei bastante de sua resenha. Assim como você, eu também não leu um livro só de poesias há bastante tempo. Fiquei interessado pela obra, já que sou um fã de histórias que envolvem bastante romance.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renato! Se tu gostas de romance, não deixa de conferir! Beijão!

      Excluir
  4. Oi, Guta, tudo bem?
    O livro parece ser ótimo. Também não é meu estilo de leitura favorito, mas quando a escrita é boa a gente lê que nem sente. Fiquei com vontade de parar pra ler esse, às vezes a gente precisa parar pra ler um pouco sobre amor xD

    Beijão! ♡
    Heeey, Maria! | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ray! Nesse final de ano, esse livro caiu como uma leitura perfeita! Beijão!

      Excluir
  5. Parece ser um livro ótimo, obrigado pela indicação <3

    www.luizlacks.com

    ResponderExcluir
  6. nao conhecia o titulo ou a autora ainda, gostei mt da indicação de historias de amor

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Confesso que não curto livros inteiros de poesia, mas achei a capa lindíssima e fiquei bastante curiosa se leria até o final!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem-vindo! Volte sempre!

Opinada - 2015. Todos os direitos reservados. Design criado por: Augusta Saraiva. Tecnologia do Blogger. imagem-logo