06/12/2015

Resenha: Os Homens Que Não Amavam As Mulheres - Stieg Larsson

Nome: Os Homens Que Não Amavam As Mulheres (2004)
Autor: Stieg Larsson
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 528
Sinopse: Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou. Quase quarenta anos depois, o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados - de preferência, os mais sórdidos -, ele logo percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet. E segue até muito depois.... até um momento presente, desconfortavelmente presente.
Sabe quando comentei na última resenha que tenho me apaixonado pela literatura nórdica? Eu não estava brincando. Depois das dinamarquesas Lene Kaaberbøl e Agnete Friis, foi a vez de Stieg Larsson e seu tão famoso "Os Homens Que Não Amavam As Mulheres", primeiro volume da trilogia Millenium. E como esse livro me conquistou! 

Neste livro somos apresentados a Mikael Blomkvist, um jornalista econômico bastante renomado na Suécia que acaba de ser julgado culpado em um caso de difamação contra um dos maiores empresários do país e sabe que isso pode acabar destruindo sua carreira. No meio deste dilema, ele recebe um convite inesperado do magnata Henrik Vanger, um homem desconhecido: fazer uma última tentativa de desvendar o assassinato de Harriet, sua sobrinha-neta, que ocorreu há quase 40 anos e ainda está sem resposta. Com sua carreira em frangalhos e com o ótimo pagamento oferecido por Henrik, Mikael não tem outra opção senão aceitar a proposta.

Lisbeth Salander é uma jovem hacker - a melhor da Suécia, segundo ela mesma - de 24 anos que foge do convencional. Socialmente instável aos olhos do governo mas um gênio aos olhos de quem a conhece, Salander é uma peça fundamental para a solução do caso Harriet e para o desfecho da história. Na minha opinião, não há dúvidas da força que Lisbeth exala. Não falo de força física, porque ela "parece uma garota anoréxica de 12 anos", mas falo de força interior, coragem, perseverança. Sua história de vida é emocionante, e, afinal, ela também é uma vítima de homens que não amam as mulheres.

Stieg Larsson é um autor sem igual, então não poderia deixar de falar sobre ele. Desde que presenciou um estupro sem poder fazer nada quando ainda era adolescente, o autor e jornalista dedicou grande parte da sua carreira à luta por causas feministas. Isso se reflete em suas personagens Lisbeth, Cecilia e a própria Harriet, por exemplo, mulheres que ao longo de suas vidas sofreram todo o tipo de violência por parte de algum homem.

Com personagens que vão do clichê ao inesperado, Larsson nos conquista com reviravoltas a cada página. Sua escrita é detalhada sem ser cansativa; o autor se preocupa em criar um ambiente mais íntimo, em que o leitor realmente se sinta parte da história, e isso funcionou muito bem comigo. Para quem gosta de um bom suspense, a leitura está mais do que indicada - e já entrou para a lista dos meus favoritos!

Classificação:  

*Publieditorial. Livro cedido pela Editora Companhia das Letras. Opinião real da blogueira.

29 comentários:

  1. Gostei muito da indicação, a sinopse é ótima.
    Livros misteriosos são muito bons.
    Beijos!
    Ótimo blog.

    www.impulsofeminino.com

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma trilogia que SEMPRE me chama atenção, sempre tem alguma coisa que me puxa para lê-la e eu vou adiando a compra, confesso que depois da sua resenha estou com vontade de adquirir os livros "pra ontem", hahaha.
    Estou seguindo e amando seu cantinho <3
    Beijos.
    Criei, recentemente, um blog para falar sobre filmes, séries, cultura e artes no geral. Se você puder dar uma conferida eu ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia "para o ano passado", e comece o seu 2016 com essa história maravilhosa hehehe Beijão!

      Excluir
  3. Caramba, nunca iria imaginar que esse livro iria tratar de morte, por causa do nome eu achei que tinha algum romance nele kkkkkk totalmente errada aqui, to vendo romance em tudo ultimamente, mas eu adorei a resenha e fiquei super curiosa, eu to amando livros que retratam isso desde que li alguns livros da editora vestigio :3
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que tem um pouquinho de romance, mas quase nada mesmo! Beijão!

      Excluir
  4. eu vi o filme que foi inspirado no livro e amei! depois do filme fiquei morrendo de vontade de ler a trilogia

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com.br/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente não gosta do filme (americano), mas eu adorei também! Beijão!

      Excluir
  5. Oie! Tenho muita curiosidade para ver e assistir a esse filme! Devem ser maravilhosos!
    Bjs, comenta por favor nessa resenha ajudaria muito:http://resenhasteen.blogspot.com.br/2015/12/desejo-proibido.html
    E vem participar do CONCURSO CULTURAL DE NATAL do blog, VALENDO UM LIVRO E UM KIT DE MIMOS.
    https://www.facebook.com/Resenhasteen/photos/a.550894918273575.141059.520952071267860/1202088096487584/?type=3&theater

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Minha prima me fala muito desse livro, mas eu nunca tinha parado para ler sobre ele, agora que sei sobre o que se trata fiquei com muita vontade de ler.


    whoisllara.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Amooo livros de suspense, fiquei curiosa para ler esse. :)
    http://corujasemasas.blogspot.com.br/
    Beijos! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse com certeza está no meu TOP 3 de suspenses! Vale a leitura! Beijão!

      Excluir
  8. Oi Augusta!
    A Trilogia Millenium é toda ótima, mas meu livro favorito é esse mesmo.
    Não sabia que o autor havia presenciado um estupro quando adolescente. Certamente isso influenciou a sua obra.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Ainda não li os outros, mas estão no topo da minha lista! Beijão!

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia a obra, mas adorei conhecer, é uma proposta muito boa.

    Beijos ♥
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Guta, tudo bem?

    Eu tenho muita curiosidade de ler esse livro. Nem assisti ao filme, vou fazer isso só depois de ler. A história me intriga bastante e só leio resenhas positivas. Parece ser um livro bem denso. Que bom que gostou dele!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook
    PARTICIPE DA PROMOÇÃO NATAL LITERÁRIO E CONCORRA A DOIS KITS RECHEADOS DE LIVROS!

    FELIZ NATAL! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu acabei assistindo ao filme primeiro, mas isso não tirou o brilho da história em nenhum momento! Beijão!

      Excluir
  11. Só lendo a sinopse fiquei super curiosa para ler o livro pois gosto bastante de um suspense... uma boa dica de leitura!
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Guta,

    Tenho muita vontade de ler a trilogia, infelizmente não conseguir ler esse ano e espero que do ano que vem não passe.
    Adorei a resenha
    Beijos e boas festas

    Cintia
    http://www.devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Ela também estava na minha lista de leituras há um bom tempo; espero finalizar a trilogia ainda no ano que vem! Beijão!

      Excluir
  13. Olá! Depois que li algumas resenhas desse livro fiquei super curiosa e empolgada para ler a trilogia Millenium. Os três livros parecem ser incríveis. Espero poder lê-los em breve. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Coloca eles na sua listinha porque vale a pena! Beijão!

      Excluir
  14. Oi, Guta! Tudo bem? Adorei a resenha! Eu também solicitei esse livro e o achei ótimo. Só não gostei muito da narrativa super detalhada do Stieg... Em alguns momentos eu a achei cansativa, sabe? Mas enfim, apesar disso, o livro é ótimo! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tony, o que eu mais gostei na literatura dele foram as descrições! hehehe Beijão!

      Excluir
  15. Oi Guta.
    Depois dessa resenha estou me coçando por esse livro, ainda mais agora que lançaram com as capas novas. :D Mas como sempre temos estre problema: tenho vários outros livros na fila... Um dia eu leio, com certeza!

    Beijos ;)
    http://perfectpick001.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem-vindo! Volte sempre!

Opinada - 2015. Todos os direitos reservados. Design criado por: Augusta Saraiva. Tecnologia do Blogger. imagem-logo