29/12/2015

Resenha: Livre - Cheryl Strayed

Nome: Livre (2013)
Autor: Cheryl Strayed
Editora: Objetiva
Páginas: 376
Sinopse: Aos 22 anos, Cheryl Strayed achou que tivesse perdido tudo. Após a repentina morte da mãe, a família se distanciou e seu casamento desmoronou. Quatro anos depois, aos 26 anos, sem nada a perder, tomou a decisão mais impulsiva da vida: caminhar 1.770 quilômetros da Pacific Crest Trail (PCT) – trilha que atravessa a costa oeste dos Estados Unidos, do deserto de Mojave, através da Califórnia e do Oregon, em direção ao estado de Washington – sem qualquer companhia. Cheryl não tinha experiência em caminhadas de longa distância e a trilha era bem mais que uma linha num mapa. Em sua caminhada solitária, ela se deparou com ursos, cascavéis e pumas ferozes e sofreu todo tipo de privação.
Como vocês perceberam, ultimamente tenho tentado caminhar por estilos literários diferentes sempre que possível, e pela primeira vez li uma autobiografia. Ganhei "Livre", de Cheryl Strayed, de uma pessoa muito querida e por isso coloquei o livro no topo da minha lista de espera. Só posso dizer que não me arrependi disso em nenhum momento!

O livro conta a história de Cheryl Strayed, uma mulher que aos 22 anos perde sua mãe devido a um câncer precoce e depois disso sua vida se torna uma bola de neve que vai aumentando gradualmente: seu casamento desmorona, ela abandona a faculdade e sua família parece fugir de qualquer tipo de contato com ela. Para piorar, chega a um ponto em que ela se vê flertando com o vício em heroína. É aí que aos 26 anos Cheryl resolve deixar tudo para trás e caminhar pela PCT - Pacific Crest Trail -, uma trilha que atravessa os Estados Unidos da fronteira do México à do Canadá.



"Livre" não foi uma leitura rápida, pelo contrário. Eu li a história com muita calma, prestando atenção em cada detalhe, e confesso que por vezes tive que parar e reler alguns trechos porque acabava esquecendo de que se tratava de uma história real (as vezes não dava para acreditar).

Não é à toa que esse livro foi eleito um dos melhores com a temática feminista da atualidade. Cheryl Strayed é uma guerreira, e a cada página ela se reinventa. Ela passou por situações que eu nunca seria capaz de lidar. Confesso que cada vez que Cheryl dizia que não iria chorar eu queria gritar para ela: chore, você pode, isso não vai te fazer menos mulher!


A história é quase um monólogo, levando em consideração que Cheryl quase nunca encontra outros trilheiros, e quando isso acontece é sempre brevemente. Mas a maioria dessas pessoas têm algo que te faz querer saber um pouco mais de suas histórias, em especial Doug, que foi uma pessoal essencial para que a autora transformasse sua jornada em um livro.

Se você, assim como eu, está passando por uma fase de autoconhecimento ou gosta de livros de autoajuda, a leitura é mais do que indicada. Em alguns momentos quis ser louca que nem a Cheryl e me jogar em uma aventura dessas, mas depois lembrei que eu não sobreviveria à primeira noite na trilha. Mas quem sabe um dia, né?

19 comentários:

  1. Oi Augusta!
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro. A Cheryl parece ter tido uma jornada bem interessante.
    E como é bom sairmos da nossa zona de conforto literário de vez em quando, não é mesmo? Às vezes nos deparamos com livros que acabam se tornando favoritos.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogpsot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari! Foi justamente o que aconteceu comigo lendo esse livro! Beijão!

      Excluir
  2. eu vi o filme e AMEI! faz um tempo que to bem curiosa pra ler o livro, agora com sua resenha deu ainda mais vontade

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lívia! Ainda não vi o filme, mas só por ter a Reese já deve ser maravilhoso, né?! Beijão!

      Excluir
  3. Oi, Guta! Tudo bem? Acredita que eu não sabia que essa história era real? Eu tinha visto algumas coisas sobre o filme, mas não tinha visto a informação de que ele tinha sido baseados em fatos reais. Agora eu fiquei ainda mais interessado em lê-lo. Quero acompanhar a jornada da Cheryl de perto! Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tony! Leia sim! Acho que se fosse um ficção eu não iria gostar, mas sendo uma história real tudo ficou mais eletrizante! Beijão!

      Excluir
  4. Oi Augusta !! Tudo bem ??
    Obrigadinha pela visita no meu blog, fiquei muito feliz com você por lá !!
    Vim conhecer o seu blog e já adorei <3
    Ainda não tinha ouvido falar sobre o livro, mas gostei bastante da sua resenha e já quero ler com certeza !!
    Bjim

    blogpatyrezende.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom? Adorei a resenha, mas o livro não faz muito o gênero que gosto ^^
    Beijos e um próspero ano novo
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. O livro tem uma história bem interessante, é bem real.

    www.luizlacks.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que história interessante. Gostei muito! Já pensei em fazer isso, sair por aí andando mesmo, já que não tenho dinheiro pra viajar de avião e nem de ônibus, vai a pé mesmo, hahahaha! Enfim, gostei demais da atitude da personagem principal, ela já tinha perdido tudo mesmo e decidiu começar do zero, e pra começar do zero tem que passar por todas as dificuldades de novo né? Foi pra minha lista esse.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thami! Sabe que as vezes eu também penso nisso? Mas como falei aí na resenha, tenho certeza que eu não sobreviveria a uma aventura dessas hehehehe Beijão!

      Excluir
  8. Oi, Guta, como vai?

    Eu cheguei a começar a assistir ao filme, mas não lembro o que aconteceu que me fez para de ver e desde então eu não assisti novamente.
    Meu namorado gosta muito de fazer trilhas - e me arrasta com ele - e foi ele, inclusive, que escolheu o filme pra gente assistir! hahaha
    Mas eu estava gostando.
    Eu não gosto muito de ler biografias, mas confesso que acho que essa seria uma leitura interessante, viu?

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    FELIZ 2016 :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thami! Que legal esse hobby de vocês... Eu sempre quis fazer trilhas mas nunca tive coragem! :( Beijão!

      Excluir
  9. Olá!
    E eu aqui pensando, antes de ler a sinopse, que esse livro era mais pro lado sentimentalista...
    Não deixe de visitar meu blog:
    espinhapunk.blogspot.com.br
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thami! Realmente, eu também achava, mas me surpreendi! Beijão!

      Excluir
  10. Resenha maravilhosa amei a dica do livro
    Desejo a você e família chuva de benção em cada vida, Obrigada a você pela visita no meu blog em 2015 que continue em 2016, e que DEUS continue abençoando todos em 2016 com 365 dias de muitas sucesso e felicidade e atitude, 52 semanas de saúde, paz , foco, prosperidade, 12 meses de amor e carinho, 8.760 horas de paz e harmonia, Que neste novo ano você tenha milhares de motivos para sorrir.
    Canal: https://www.youtube.com/watch?v=44dbnHrYIP4
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Neq! Obrigada pelas palavras! Um ótimo 2016 pra ti também! Beijão!

      Excluir

Seu comentário aqui é sempre bem-vindo! Volte sempre!

Opinada - 2015. Todos os direitos reservados. Design criado por: Augusta Saraiva. Tecnologia do Blogger. imagem-logo